Carpaccio com purê de maçã e creme de balsâmico
Acho que todo mundo sabe que eu e a carne não somos melhores amigas, gastronomicamente falando. Mas eventualmente, para agradar um cliente ou uma visita, eu me permito. O carpaccio original não é selado, mas simplesmente fatiado cru e “cozido” no suco de limão. Essa receita de hoje eu vi num programa do Jamie Oliver, que porém selava a carne já temperada, o que as deixava levemente queimadinhas. Essa nossa versão deu certo, e é bem simples de ser feita, acredite, até uma vegetariana conseguiu! Você já deve saber da histórinha da origem desse prato, se ainda não sabe, e não assistiu nosso programa dessa semana, vou copiar e colar a versão do Wikipédia. Ou vá direto aos “ingredientes”.
“De acordo com Arrigo Cipriani, atual dono do Harry’s Bar, em Veneza, o Carpaccio foi inventado no Harry’s Bar, onde foi servido primeiramente à condessa Amalia Nani Mocenigo, em 1950, quando ela informou ao dono do bar que seu médico havia recomendado o consumo exclusivo de carne crua. O Carpaccio consistia em finas fatias de carne crua, temperadas com molho de mostarda. O prato foi nomeado Carpaccio por Giuseppe Cipriani, o fundador e dono do bar, em referência ao pintor italiano Vittore Carpaccio, pois as cores do prato o recordavam das pinturas de Carpaccio.“
Ingredientes
– 1 kg de filé mignon
– folhas de manjericão e hortelã picadinhas
– sal
– azeite
– 4 maçãs
– creme de balsâmico (ou vinagre balsâmico comum)
– folhas para salada (usei baby leaf)
Preparo
Primeiro vamos selar o filé em frigideira anti aderente bem quente. Vamos girando para dourar por igual todos os lados, mas sem demorar muito para que o interior na carne permaneça bem vermelho. Logo que esfriar um pouco vamos envolver a carne nas ervas, e um pouco de sal.
Enrole em filme plástico e leve à geladeira por algumas horas. Esse processo pode ser feito no dia anterior. Um segredinho importante é colocar a carne no congelador uma ou duas horas antes de cortar, assim você vai conseguir fazer fatias bem finas.
Depois de cortá-las, você pode passar o rolo de macarrão sobre as fatias, com a ajuda de um filme plástico, para afiná-las ainda mais. Para fazer o purê você descasca as maçãs, cozinhe por cinco a dez minutos, retire as sementes e bata no processador ou mixer com uma pitada de sal e finalize com algumas gotas de creme de balsâmico.
Veja o passo a passo no video:
Adorei a receita e gostaria de sugerir a colocação do nome da carne porque apenas como “filé”, resta a dúvida se seria “filé mignon” ou qualquer tipo de carne que possa ser utilizada como “filé”.
Beijos.
=^o_o^=
Olá Cris!
Obrigado pela dica. Sugestão acatada e post corrigido 😉
Bjs
Marcel