dicas, paris, viagens

Paris: dicas para viajantes famintos

dicas_paris-3

Penso que estar em Paris é um grande privilégio, independente de quanto tempo vai ficar ou quanto dinheiro você pode gastar. Passear a pé vendo história a cada esquina é grátis, contemplar lindas igrejas e grandes jardins também. Outros programas são bem acessíveis, como visitar museus ou fazer piqueniques com pães, queijos e vinhos deliciosos comprados em uma feira.

Mas vamos combinar: estar em Paris não é barato e o tempo nunca é suficiente para fazer tudo que gostaríamos. Então planejar a viagem, entender quais são suas prioridades e conhecer a cidade antes de ser apresentado pessoalmente à ela é essencial para que você aproveite ao máximo sua estadia.

No sentido gastronômico, nossa idéia era experimentar as receitas e pratos tradicionais, além de ingredientes essenciais. Em resumo: comida de verdade. Acho que fomos bem sucedidos na missão! 🙂
Não sei nada sobre moda, baladas e outlets de Paris, mas se você vai para a cidade com o “espírito faminto” como eu, aqui vão algumas dicas úteis de um viajante amador.

dicas_paris-6

Antes da viagem

Trip Advisor City Guides App essencial!  Não só pelas recomendações sobre restaurantes e lojas, mas também pelo seu mapa super preciso e muito completo. Diferente do app tradicional do Trip Advisor, este funciona off-line. Você faz o download da cidade que vai visitar (são mais de 80 no total espalhadas por todos os continentes) e antes mesmo da viagem pode marcar no mapa seus pontos de interesse.trip_avisor

Chegando à cidade escolhida ele funciona também como uma bússola, indicando distância e direção do local pesquisado, inclusive pontos turísticos e estações de metro. Muitos dos restaurantes que experimentamos talvez nem entraríamos se não fosse pelos comentários positivos de todos que usam o aplicativo. Só tivemos ótimas surpresas com aqueles que foram bem avaliados.
Se você precisa de só um guia, é esse. Ah, é de graça! 😉
Disponível para IOS e Android. www.tripadvisor.com.br/apps-icityguides

Captura de Tela 2013-11-18 às 23.23.22

Conexão Paris
Se você não conhece este blog e gosta da cidade, precisa começar a seguí-lo já, mesmo se não vai em breve para a França. Por aqui visitamos com frequência, mesmo que seja só pra passar um pouquinho de vontade.

Ele foi criado pela Lina, uma brasileira que mora por lá há mais de três décadas.
No Conexão você vai encontrar dicas de todos assuntos relacionados não só à Paris como a várias regiões e cidades da França: gastronomia, moda, passeios, compras, hospedagem…tá tudo lá. Você também encontra no blog alguns serviços oferecidos por parceiros: locação de apartamentos, guias, passeios e muito mais. Indispensável.

dicas_paris-4

Roteiro Gastronômico com Karen Goldman
E por falar no Conexão Paris, foi lá que descobrimos este roteiro e reservamos na mesma hora. Não tinha como não ser ótimo: uma chef brasileira, que vive há um bom tempo na França, nos guiando pelos principais endereços gastronômicos, fazendo degustações e contando detalhes que só um local pode conhecer.
Combinamos tudo por email e nos encontramos no dia e no ponto marcados. Aí foram 4 horas de muitas informações, histórias e delícias. A Karen é um amor de pessoa, super atenciosa e realmente gosta muito do que faz.
Se você curte gastronomia de verdade este é um programa fantástico!

dicas_paris-12

Para hospedar

Um Arrondissement pra chamar de seu.
Paris definitivamente não é um lugar barato de se hospedar, principalmente se você quer ficar bem localizado, perto das principais atrações turísticas ou das regiões mais badaladas. A primeira dica é pesquisar os arrondissements (é como eles dividem as regiões da cidade): mais turístico, boêmio, moderno ou tranquilo? Tem pra todos os gostos, e este pode ser o primeiro critério de escolha.

Metrô é tudo! 
Estar próximo a uma estação é meio caminho andado, com uma rede tão grande como a de Paris, se você está no Metrô está perto de quase tudo.

dicas_paris-13

Eu na cozinha do nosso apê. Pequena mas super equipada!

Que tal viver como um local?

Na primeira vez que fomos a Paris ficamos em um hotel distante de tudo e nada legal. Na segunda vez descobrimos um site de locação de apartamentos chamado Parisadress. Desde então só ficamos em apê!
Além de ter um preço mais acessível, a sensação de viver como um “local” é muito bacana.

Se você gosta de cozinhar como eu, tem a chance de testar ingredientes por lá. Tá certo que ninguém vai à Paris pra ficar esquentando a barriga no fogão, mas depois de um dia todo de passeio, ter a oportunidade de parar em um mercado ou epicerie e comprar belos ingredientes e uma boa garrafa de vinho pra fazer seu próprio jantar é beeem divertido e mais econômico que jantar fora todos os dias.

dicas_paris-1

Ingredientes que compramos na Grand Epicerie

Ao que interessa: comida!

Feiras e mercados de rua
Os franceses, como grande parte do velho mundo, tem uma relação com os alimentos um pouco diferente da nossa: lá a comida é parte importante da cultura, tem uma tradição milenar de respeito aos ingredientes e as regionalidades, aos seus terroirs. Então não deixe de visitar feiras e mercados de rua, eles são a essência do estilo de vida do país.

Desta vez conhecemos o Marché Raspail, uma grande feira de produtos orgânicos. Neste post você pode ver mais fotos e detalhes dessa nossa experiência que acabou em piquenique.

dicas_paris-10

Mercados, epiceries e lojas especializadas
Com toda essa cultura gastronômica, nos deparamos a todo momento com os mais variados tipos de estabelecimentos, dos mais generalistas ao mais específicos. Impossível entrar em todas, mas vimos diversas lojas exclusivamente de queijos, embutidos, vinhos, temperos, doces, trufas, caviar…
Então se gosta muito de algum ingrediente não deixe de pesquisar antes, com certeza você vai encontrar o seu paraíso por lá.

dicas_paris-14

Entrada da La Grande Epicerie de Paris, no Au Bon Marché: paraiso dos gourmets

Se não tem tempo ou tanto interesse por algo muito especializado, alguns espaços são como grandes lojas de departamentos voltadas para gastronomia. Só para citar um, recomendo a visita à La Grande Epicerie de Paris, localizada no Au Bon Marché.

dicas_paris-5

Bistrôs, Cafés e Brasseries
Como disse no começo do post, o interesse era comer pratos autênticos e tradicionais da cozinha francesa. Assim o destino natural seriam os Bistrôs e Brasseries. Lembrando também que ir a Paris e não sentar em um Café é um pecado impagável!

Tendo esse propósito em mente usamos 3 referências principais:

Livro “Amo Paris – Minha Paris do sabor em 200 endereços”: sugiro esta obra do Ducasse não só pelas dicas mas porque têm fotos lindas também. As recomendações vão de simples mercados até os restaurantes mais sofisticados.

Guia Michellin: este é a referência maior da França, mas não pense que ele só tem os “estrelados” por lá, existe uma seleção exclusiva para estabelecimentos com bom custo benefício.

O Trip Advisor: bem democrático, já que os votos são de pessoas como nós, que deixaram seus comentários e avaliações de suas experiências.

Ah! O post do que provamos entra no ar em breve 😉

dicas_paris-17

Souvenirs, equipamentos e presentes para cozinheiros

Uma cidade que é referência mundial em gastronomia é também é ideal para as compras dos que querem equipar suas cozinhas. Só para citar 2 endereços bem bacanas:

E. Dehillerin
Desde sempre quis conhecer este lugar, que é praticamente um ponto de peregrinação para chefs e cozinheiros de todo mundo.
Imagine uma loja com dois pisos de equipamentos de cozinha do chão ao teto, onde panelas Staub e outros tantos objetos de desejo de quem cozinha estão ali, na sua frente, em um estabelecimento com quase 200 anos.
Minha irmã teve queda de pressão nesse lugar, acho que foi de emoção..rs

dicas_paris-19

Merci
Não se assuste ao descer na estação Saint-Sébastien e ver ali bem perto apenas uma pequena fachada que na verdade é o Café.
O portal ao lado esconde uma loja de design fantástica, cheia de produtos descolados que vão de talheres a roupas.

dicas_paris-21

Um detalhe da “pequena” adega da Grande Epicerie de Paris

Comidinhas para trazer 
Claro que você vai querer estender a sua viagem, pelo menos na lembrança, trazendo gostosuras para comer e beber por aqui.
Além disso as comidinhas podem ser ótimos mimos para os amigos. Então aqui vão algumas sugestões:

dicas_paris-20-5

Fauchon
Já não é o local da melhor patisserie de Paris (a Karen vai te levar em endereços mais divertidos) e já podemos encontrar alguns produtos da marca no Brasil, mas visitar pela primeira vez esta epicerie de luxo centenária na Place de la Madeleine é muito bacana. A loja é linda e a apresentação dos produtos é impecável. Ótimo lugar pra comprar lembranças se você quer impressionar.

dicas_paris-8

La Cure Gourmande
Se já não bastasse ser vizinha da majestosa Notre Dame, a minúscula Ile de St-Louis é na minha opinião o ponto mais charmoso de Paris. Se não fossem os carros e as roupas atuais daria pra imaginar que ao passar pela ponte voltamos imediatamente para um passado distante.
Estando lá, não deixe de visitar esta loja cheia de amanteigados e outros docinhos em embalagens vintages maravilhosas!

dicas_paris-20-3

Premeière Provence Pression
Com certeza você vai dar um pulinho em Montmartre pra ver a linda Sacre Coeur, não deixe de entrar nesta lojinha super charmosa que fica quase em frente as escadarias, ao lado do bondinho.

Ah! Não se esqueça que existem algumas restrições alfandegárias em relação à alimentos. Procure se informar antes de viajar ou fazer suas compras.

dicas_paris-20-6

É pessoal, isso é apenas uma pitadinha desta cidade fantástica.
Espero que o post te ajude na fazer uma viagem melhor ou te inspire a visitá-la um dia. Salut!