A Cozinha da Alice – Comida para crianças Parte II
Participo de uma revista daqui de Uberlândia, a Cult, com receitas saudáveis. Pra quem não tem acesso a revista, vou postar aqui também as receitas e matérias. Nessa edição eu proponho comidinhas interativas para filhotes.
Pra comer brincando
Amo fazer comida pra filhotes. Existe uma combinação de fatores que me fazem adorar especialmente esse tema. Sou mãe de gêmeos, artista plástica e grande fã de uma alimentação saudável e bonita. Não sei bem se por sorte ou merecimento, meus filhos comem de chuchu a sushi sem fazer careta.
Depois de receber pedidos de ajuda de pais desesperados, me empolguei bastante em inventar pratos que despertem interesse nos pequenos. Mas existem aspectos importantes a serem considerados:
-Seus filhos vão comer o que você come. Então não adianta por arroz, feijão e bife no seu prato e uma farta salada colorida no dele.
-Todo mundo já sabe, mas faça disso uma lei na alimentação da sua família: refeições com a maior quantidade de cores que você conseguir! Uma variedade grande de alimentos proporciona uma grande e rica variedade nutricional.
-A falta de tempo é um mal que afeta a todos. Mas as escolhas podem ser saudáveis mesmo assim. No restaurante, por exemplo, incentive sucos naturais dando nomes divertidos: Você quer tomar “suco de dente de borboleta” ou de “sorriso de galinha”?
A proposta da receita de hoje é uma forma de brincar comendo.
O Gordo Jogo da Velha: feito com tirinhas de queijo, tomate cereja e rodelinhas de azeitona. Faça vasilhinhas com suas comidinhas preferidas. Vale pedacinhos de cenoura, arvorezinhas de brócolis, etc. Vale também prêmio de chocolate para o vencedor!
Corrida Frutífera de Carrinhos: fatias de maças vermelhas e verdes ou peras, com rodinhas feitas de passas, damasco e pitangas, presas com palitos (por isso é importante comê-los em companhia de um adulto).
Essas são duas sugestões, você pode sempre inventar novas brincadeiras com a ajuda dos filhotes!
Outra opção divertida é criar personagens, bichinhos, fofices. Aqui vão três sugestões:
Coelhim
Ingredientes
– 1 fatia de pão de forma integral
– 1 colher de sopa de cream cheese
– 1 ovo
– 1 fatia de muçarela
– 2 azeitonas pretas(azapa)
– 1 fatia de cenoura
– um cortador redondo de 8 cm e um de 2cm (se não tiver tudo bem)
Preparo
Cozinhe o ovo por aproximadamente 8 minutos, reserve. Se não tiver os cortadores redondos, use o fundo de uma caneca como guia, e corte um círculo na fatia de pão, e duas menores da muçarela para fazer os olhos. Corte duas pontas de azeitonas. Passe o cream cheese no pão, cole os olhos e por cima coloque os dois pequenos círculos de azeitona. Faça um triângulo com a cenoura para fazer o nariz. Descasque e corte o ovo em quatro, no sentido vertical. Use duas partes para as orelhas. E pronto!
Ratim
Ingredientes
– 1 fatia de pão de forma integral
– 2 ervilhas
– uma fatia de queijo (de aproximadamente 1,5 cm de grossura)
– 1 azeitona pretas(azapa)
– 2 fatia de cenoura
– cortador
Preparo
Corte um triângulo de queijo e um círculo de pão de forma. Use duas rodelas de cenoura para formar as orelhas. Corte a ponta da azeitona formando um círculo, corte-o no meio para formar as pálpebras. Use as ervilhas como olhos, e use o restante da azeitona pra fazer um pequeno triângulo no nariz.
Ovelhinhas
Ingredientes
– sobras de bolo
– leite condensado
– amêndoas em lascas
– amêndoas inteiras sem casca
– coco ralado
– canetinha de confeitaria para marcar os olhos, ou um palito de dente e Nutella
Preparo
Se você prefere seguir receitas a risca, pode usar essa receita de Pop cake.
Esfarele sobras de bolo, vá acrescentando aos poucos colheradas de leite condensado, até formar uma massinha moldável. Faça bolinhas e passe-as no coco ralado. Cole com o leite condensado a amêndoa inteira, fazendo o rosto, e outras duas lâminas, para as orelhas. Desenhe o rostinho, e ta feito!
E pra acompanhar, Barbatuques: