carnes, harmonizando, massas, vinhos

Ossobuco e Farfalle ao molho pesto

Quando o assunto é carne, tenho uma queda por aquelas receitas de cozimento lento e demorado, que ficam marinando e cozinhando por horas, sem muita pressa. Claro que durante a semana eu faço pratos mais rápidos, mas quando é para pensar no almoço de domingo eu acabo optando pelo “slow cooking”. 🙂
Esse tipo de cozimento tem outro benefício: transforma cortes não tão nobres, mais baratos e muitas vezes duros, em carnes macias e suculentas.


O Ossobuco é uma receita tradicional italiana e o nome significa “osso com buraco”, é uma parte da “canela” bovina cortada em rodelas grossas. A minha receita não é a tradicional milanesa, mas garanto que ficou bem interessante.

Para harmonizar, estava reservando um belo vinho que ganhei da minha amiga Érika, um Ancelotta 2006 da Casa Valduga. Confesso que nunca havia experimentado nada com essa uva, que é de origem italiana e mais comum nos rótulos daquele país. Fiquei muito feliz com o que degustei: um vinho de cor intensa, tanino redondinho, excelente corpo e um delicioso aroma de frutas vermelhas maduras. É um vinho que vai bem com queijos fortes, massas com molhos codimentados e com carnes vermelhas. Funcionou muuuito bem com o Ossobuco!

Outro detalhe interessante é que ele vem com um grande espaço em branco no rótulo, e a principal finalidade é para que suas digitais, ou de quem compartilhou o vinho com você, possam ser gravadas ali. Muito bacana pra degustar e também para presentear 😉
Se estiver em Uberlândia ou região e quiser experimentar você o encontra na Di Vino Brasil, pelo 34 3223 5977.

Para o Ossobuco
– 2,5 kg de carne
– 500 ml de vinho tinto seco (beba os outros 250ml pra entrar no clima..rs)
– 1 colher (chá) de pimenta rosa
– 1 colher (chá) de sementes de coentro
– 1 colher (chá) de pimenta jamaica
– ramos de alecrim
– ramos de tomilho
– 4 dentes de alho
– 1 alho poró
– 1 cebola média
– sal a gosto

Para o Farfalle ao Pesto
– 500g de farfalle
– 01 maço de manjericão fresco
– 100g nozes + um pouco para finalizar
– 100ml de azeite
– 100g de parmesão ralado
– 1 dente de alho
– sal a gosto

Preparo: 
Ossobuco:
Na noite anterior, coloque todos os ingredientes em uma vasilha ou panela, misture bem e guarde na geladeira até a hora do preparo.
No outro dia, esquente uma frigideira, reserve toda a marinada, seque a carne com papel toalha e grelhe em fogo alto até os dois lados ficarem bem dourados.
Depois junte a carne e a marinada novamente em uma panela e deixe cozinhar em fogo baixo, acrescentando água se necessário.
Já fiz esta receita duas vezes, e duas horas de cozimento normalmente são suficientes. Esse tempo pode variar de acordo com a qualidade da carne, então experimente durante o preparo para acertar o tempo ideal.

Farfalle ao pesto
Em um processador ou liquidificador, misture as folhas de manjericão, queijo, alho, nozes e acrescente azeite até conseguir uma pasta bem grossa, experimente e corrija o sal se necessário. Reserve.

Cozinhe o macarrão em água fervente com um pouco de sal, escorra quando estiver al dente.
Agora é só misturar o pesto ao farfalle.

Monte o prato com um Ossobuco e a massa, finalize com pedaços de nozes picados sobre o Farfalle. Bom apetite!

E para acompanhar essa harmonização vou sugerir um cara muito polêmico mas que gosto muito: Noel Gallangher, meu irmão preferido do extinto Oasis.
Aí está ele em sua nova banda: Noel Gallangher’s High Flying Birds. Nome bem megalomaníaco, como tudo que os Gallangher já fizeram, mas o som é bacana…rs

www.saborsonoro.com.br