Um bacalhau para despedir da casa
Ah, o circo da mudança: caixas, jornais, transferências de contas e muita, muita bagunça.
Metade da casa já foi empacotada, meus livros, os pratos e panelas já estão se preparando para mudar de endereço.
E assim, o blog continua em velocidade baixa, mas a vontade de cozinhar (e de comer) supera todas as dificuldades e embrulhos, e aí a gente corre para o fogão…
Bacalhau e Cambotiá, adoro os ingredientes e adoro a combinação, não é a primeira nem será a ultima receita a misturar esses dois por aqui. Espero que vocês gostem!
E sobre a frequência de posts, peço desculpas mais uma vez, mas penso que na próxima semana já estaremos na casa nova, e mesmo com a cozinha desmontada, prometo publicar a receita de inauguração 😉
Bacalhau na couve e purê de cabotiá com requeijão
Ingredientes
– 500g de filé de bacalhau dessalgado
– folhas de couve
– 300 gramas de cabotiá cortada em cubos e sem a casca
– 1 cebola
– 1 copo de requeijão
– 1 colher (sopa) de manteiga
Preparo:
Coloque as folhas de couve, inteiras, em água fervente por 3 minutos, para ficarem mais macias. Tire e reserve na água fria.
Corte o bacalhau em cubos do tamanho de mais ou menos 6×6 cm, faça trouxinha envolvendo o bacalhau em uma folha de couve inteira.
Em uma forma organize as trouxinhas e regue com muito azeite e cubra com alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180 º por 1 hora.
Enquanto isso, em outra panela, ferva em água a cabotiá descascada, cebola picada e o sal, assim que a abóbora ficar bem macia e começar a desmanchar desligue o fogo, processe no liquidificador ou com o mixer. Acrescente o copo de requeijão e acerte o ponto: se estiver muito firme acrescente um pouco de leite, se estiver muito liquido mexa no fogo baixo até engrossar. Antes de desligar, acrescente a manteiga e misture bem.
Agora é só montar o prato: purê em baixo, bacalhau em cima e um pouco de ervas finas desidratadas pra decorar. Bom apetite!
Hora de dar adeus para a casa antiga, onde fomos muito felizes esses 5 anos. E hora de dizer olá para a nova, que com certeza vai ser testemunha de muita alegria também. Até lá! 🙂