alice, entradas, receitas, vegetarianas

Conserva de Cogumelos

conserva de cogumelos receita
Cogumelos moram na área vip do meu coração. É notoriamente sabido que é meu preferido dentre todos os ingredientes do mundo. E olha que sou uma verdadeira glutona.

Já experimentei todo tipo de preparo, dourado na manteiga, grelhado na chapa, crú como um carpaccio, e algumas até já foram vistas por aqui, como o Cogumelo Recheado, Macarons de Cogumelo e Shitake no Coco Verde, entre tantas outras.

Tenho bem perto um casal de amigos que cultiva Shimejis orgânicos. Então quando acontecem os períodos de colheita eu me garanto no estoque, fazendo esses Cogumelos Confitados.

Informação importante. Essa receita pode ser feita com qualquer tipo de cogumelo fresco.

 

conserva de cogumelos receita

Conserva de Cogumelos

Ingredientes

– 250g de cogumelos
– 50g de nozes
– 1 cabeça de alho
– 1 ramo de alecrim
– Pimenta do reino, pimenta rosa e pimenta branca maceradas ou moídas
– Sal
– 500 ml de azeite

Preparo

Elimine a parte dura dos talos dos cogumelos. Se estiverem grandes, corte-os em tiras. Toste as nozes em uma frigideira sem óleo. Descasque os dentes de alho, misture os cogumelos, o tempero e disponha tudo em uma assadeira. Despeje o azeite por cima de tudo e leve ao forno alto pré aquecido por 20 minutos. Despeje ainda quente dentro de vidros previamente esterilizados. Tampe bem e deixe esfriar. Quando frio, pode ser armazenado por um mês, ou consumido imediatamente com um bom pão e uma garrafa de vinho.

Também altamente recomendável ouvindo Recado Bossa Nova, de Hank Mobley

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅