alice, almoço, carnes, entradas, receitas

Una buona porcata – Entrada e principal com carne de porco

 

Dall’ Italiano:

porcata

[por-cà-ta]s.f.
  • 1 Atto disgustoso, maialata: non fare porcate a tavola!; oscenità, frase scurrile, indecente, o anche ignobile: film pieno di porcate
  • 2 Azione o comportamento indegno, sleale: fare una p. a qlcu.

Se do italiano a “porcada” tem essa conotação quase intraduzível, no nosso português, nada de obsceno ou pouco nobre. Ao contrário, a carne de porco tem ganhado cada vez mais prestígio e foi uma das tendências da gastronomia nacional em 2016.

Fica aqui meu pequeno triste desabafo. Atualmente sou uma vegetariana em recaída. E a carne de porco representa em boa parte do tempo e/ou pratos, minhas maiores tentações. Seria capaz de por bacon no café, não me orgulho disso, que fique claro.

Essas versões foram feitas num almoço de família, daqueles domingos que tanto gostamos, onde a comida e as fotos foram feitas por nós, Marcel e eu. Outro detalhe especialmente feito com amor pelas minhas mãozinhas, as cerâmicas. Atualmente tenho tentado retomar todas as minhas paixões, e essa é uma das artes que fazem meu coração bater mais forte. Depois da faculdade fiz uma especialização em design de cerâmicas em Roma, onde também aprofundei minhas deliciosas pesquisas gastronômicas. A junção de todos esses amores foram então bem representados nesse almoço tão lindo.

Seguem então duas sugestões para uma “porcaria” das boas.

Salada com abobrinha crua, castanhas, iogurte e lascas de parmesão

Melancia com vinagre de framboesa e tomilho
 

Barriga de porco com gorgonzola e maçã

Ingredientes
para 4 pessoas
– 400g de barriga de porco
– 1 maçã
– 1 limão
– 200g de gorgonzola
Preparo
Usamos uma carne que já vinha temperada, daquelas a vácuo, mas você pode optar por fazer sua própria marinada com ervas frescas, sal e alho. Essa foi feita em uma chapa de ferro. Quando a chapa estiver bem aquecida, coloque a carne com a pele virada para baixo. Deixe selar bem, deixando-a bem douradinha, só então vire e sele o outro lado.
Alguns minutos depois, acrescente meia xícara de água e coloque-a no forno, por aproximadamente 30 minutos.
Corte a maçã em cubos e esprema o limão por cima para evitar que escureça.
Corte o gorgonzola em fatias.
Quando a carne estiver bem cozida, corte em cubos, e monte as entradas colocando a carne por cima de uma fatia de gorgonzola, e os cubos de maçã como as cerejinhas do bolo.

Vinagrete de maça com balsâmico

Ingredientes
para 4 pessoas
– 3 maçãs fuji
– 1 colher de sopa de vinagre balsâmico
– sal
– folhas de salsão e manjericão
Preparo
Corte cubos de maçã, acrescente o restante dos ingredientes.

Bucatini de porco ao limão siciliano e alho poró

Ingredientes
para 4 pessoas
– 400g de bucatini grano duro
– 2 limões sicilianos
– 1 alho poró grande
– 200g de lombo de porco picadinho
– 1 talo de salsão
– Folhas de manjericão
– azeite e sal
Preparo
Cozinhar a massa como indicado na embalagem. Em uma frigideira, sele a carne de porco com um fio de azeite até ficar levemente dourado. Acrescente o alho poró em rodelas, o salsão picado, e deixe cozinhando por uns 15 minutos no fogo baixo. Salgue a gosto. Quando a carne estiver cozida e o alho poró bem molinho, acrescente o suco e as raspas dos limões sicilianos, azeite e manjericão. Acrescente o macarrão já cozido, e pronto! Ecco fatto!
Para acompanhar, o tempero delicioso de Perotá Chingó, Alma Não Tem Cor.