a refeição em família, almoço, aves, frango, grelhados, inverno, legumes, receitas, Uncategorized

Inaugurando o forno a lenha

IMG_6778-7

O dia que Marcel me contou que estavam fazendo um forno a lenha no quintal da casa dele, minha emoção foi proporcional ao dia que ele me contou que ia me dar uma sobrinha. Tenho vergonha de falar isso em público, mas é pra ilustrar o tamanho (ou a gravidade) do meu amor pela comida feita na brasa, assim como minha paixão pela Helena. Essas duas paixões estão no DNA da família. Fornos e filhos.

vo giulio-1

Nosso bisavô, Giulio Angeli, veio do norte da Itália para o interior de São Paulo, fazer adivinha o quê? Pães (e filhos com nomes impronunciáveis)! Rá, por essa você não esperava. Antes uma forneria, depois ele abriu um pastificio, fábrica de macarrão, chamada Massas Gussoni.  Enfim, amamos farinha, fornos e filhos. Marcel nunca vai admitir isso, mas imagino que o dia que o forno ficou pronto deve ter marejado os olhos de água, o coração de amor… e o copo de vinho. O talento do bisavô foi quase todo pra ele. Se você teve a honra de experimentar um pão feito pelo meu irmão, sabe bem do que eu estou falando.

IMG_6705-4

Pois então o dia que fizemos o nosso micro banquete de festejamento de abertura do forno foi assim, esse desbunde que você vai ver nas fotos.

Nem sei bem se sei contar as receitas com exatidão. Me lembro bem que abrimos umas duas garrafas de vinho, talvez até usamos um pouco deles na comida. Colocamos lenha pra queimar, umas assadeiras novas lindas recém compradas, outras tortas velhas e cheias de histórias pra contar. Marcel fez pão, linguiça com molho de tomate gratinada com queijo, e um frango ao curry. Eu preparei essas rosas de batata enroladas no bacon, e um ratatuile com pistache.


IMG_6724-5
Para fazer as Rosas de Batatas e bacon, fatie em um mandolim as batatas já lavadas (eu deixo as cascas), e jogue-as em água fervente por cinco minutinhos, para que amoleçam. Coloquei esticada uma fatia de bacon, e por cima enfileirei as rodelas de batata, e enrolei. Daí é só colocar em uma assadeira com um pouquinho de azeite no fundo e uma pitadinha de sal por cima. Se você não tem forno a lenha, use o tradicional mesmo, bem alto, até dourar as pontinhas das “pétalas”.

IMG_6688-2

Ratatuile é bem simples: fatias alternadas de berinjela, tomate, abobrinha, cebola, uns dentes de alho, ervas, sal e azeite. O pistache eu só joguei por cima quando estava pronto.

IMG_6667-1

IMG_6698-3

IMG_6778-7

IMG_6785-8

IMG_6795-10

IMG_6793-9

IMG_6818-11

Harmonize com a melhor das companhias: sua família. Também cai bem com vino rosso e…