a refeição em família, almoço, ana maria braga, concurso, costela, dia dos pais, massas, pratos tradicionais, promoções, receitas, sobremesas

Melhores Receitas Brasileiras – Nhocão recheado e Costela na cerveja

ana_maria-2

Esses dias recebemos um convite daqueles irrecusáveis. A Editora Agir nos propôs experimentar, junto a alguns amigos, receitas do novo livro da Ana Maria Braga, As 101 Melhores Receitas Brasileiras. Amamos comidinhas bem brasileiras, amamos reunir pessoas, amamos convites irrecusáveis. Então o resultado dessa deliciosa experiência você confere a seguir. E pra unir o agradável ao agradável, fizemos essas receitas no dia dos Pais, e convidamos aparentaiada.

ana_maria-8

A seleção das receitas nos agradou muito. Foi difícil escolher qual delas faríamos. Acabou sendo um daqueles livros que ficam cheios de “post-it” nas páginas com lembretes de urgências a serem testadas. De coxinhas a risotos, uma infinidade de receitas  incríveis, bem com gosto de nossas raízes, e sobremesas de infância na casa da Vó.

Se ficou com água na boca, digo logo a boa notícia. Deixe seu email nos comentários e concorra a esse livro delicioso pra testar as receitas na sua casa também.
Serão válidos os comentários feitos até esta Quarta (03/09). O resultado a gente divulga na Sexta.

ana_maria-7 ana_maria-6 ana_maria-9 ana_maria-11 ana_maria-3

Enquanto preparávamos as comidinhas, abrimos os serviços com queijos, damascos, pães (e vinho!). Nosso boteco aquele dia era em homenagem ao nosso pai. E veja bem, a vantagem de compartilhar a cozinha entre irmãos, é que  tudo fica com aquele gostinho que nunca mais se repete, de um ingrediente imprescindível de amor de família.

ana_maria-4

Primeiro preparamos o Nhocão recheado, e pra isso, peguei algumas dicas com a minha avó, que é a melhor nhoqueira que já vi.
Ela sugeriu cozinhar as batatas no dia anterior. E assim como no livro, disse que a batata tem que ser aquela mais escura Asterix, que precisa ser cozida com casca, pra que não absorva água. Fazer esse prato não é difícil, porém requer um pouco de paciência. Mas é totalmente recompensador ver a expressão das pessoas experimentando essa receita. Faz o coração dos cozinheiros aplaudirem de alegria.

ana_maria-1

O segundo prato foi a Costela na Cerveja. Delicioso e prático. Daqueles que você coloca tudo na panela, e quando abre a tampa, o perfume espalha, até o vizinho vem ver o que tá acontecendo. Como sobremesa, um brigadeiro maravilhoso, com chocolate meio amargo no lugar do cacau. Sucesso absoluto. Com morangos por cima, ficou sensacional! Então vamos às receitas.

ana_maria-10

Nhocão Recheado   Ingredientes
(4 porções)
– 600g de batatas Asterix cozidas com casca em água e sal espremidas ainda quentes
– 1 ovo
– 2 xícaras de queijo parmesão ralado fino
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo (usei um pouco mais)
– 300g de queijo muçarela em cubos de 1 cm
– Sal a gosto

Preparo
Numa tigela, coloque as batatas espremidas, o ovo, queijo, parmesão, a manteiga e o sal.
Misture tudo fazendo uma massa homogênea.
Se necessário, acrescente mais farinha, mas não muita pra não deixar o nhoque muito “massudo”. Ele gruda um pouco nas mãos, então meu conselho é enfarinhar a mesa e ir fazendo bolinhas, colocar os cubinhos de queijo e finalizar a bolinha com as mãos bem enfarinhadas.
Cozinhe em bastante água salgada, fervendo, retirando aos poucos as bolotinhas que forem subindo, e colocando-as em um refratário com bastante azeite.
No final, despeje o molho de sua preferência, nós fizemos um bem simples com tomates pelados e manjericão.

ana_maria-13

Costela Bovina na cerveja Ingredientes (8 porções)
– 2 kg de costela bovina limpa e cortada em ripas
– 1 cebola grande
– 5 dentes de alho
– 1 colher (sopa) de manjericão
–  1 colher (chá) de nós moscada
– 1 colher (sopa) de molho de pimenta
– suco de 1 limão
– 1 colher (sopa) de óleo
– 4 tomates grandes sem pele e sementes, cortado em cubos
– 2 latas de cerveja clara
– 300 g de batata bolinha
– 500 g de batata doce cortada em pedaços
– 2 cebolas grandes cortadas em pétalas
– 1 xícara de salsa picadinha
– 1 xícara de cebolinha picadinha
– 1 envelope de caldo de carne
– sal a gosto

Preparo
Tempere a costela com com o alho, a cebola, caldo de carne, manjericão, noz moscada, molho de pimenta, suco de limão, óleo e sal.
Deixe marinando por 2 horas. Coloque em uma panela de pressão, adicione o tomate e a cerveja. Cozinhe por 40 minutos em fogo médio.
Acrescente o restante dos ingredientes, acerte o sal e acrescente água se necessário.
Cozinhe mais 10 minutos para que as batatas fiquem macia. Sirva em seguida.

ana_maria-15

Brigadeiro de copo Ingredientes
(10 porções)
– 2 latas de leite condensado
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 150 g de chocolate amargo picado

Preparo
Coloque todos os ingredientes na panela, mexa sempre, em fogo baixo, até que se forme um creme homogêneo e levemente espesso.
Distribua em copinhos. Sirva frio.

ana_maria-16 ana_maria-17