arroz, camarão, frutos do mar, prato único, receitas

Arroz com camarão, brócolis e tomate cereja

Acho que nunca fiz essa confissão por aqui, então vamos lá: eu não sei fazer arroz. Isso mesmo, eu não sei.

Quando preciso daquele arroz branco, soltinho e básico peço para algum amigo, parente ou para a nossa ajudante. Quando isso não é possível escapo para o lado do risoto. Pronto, um segredo a menos.

Por isso este prato era pra ser um risoto, mas por sorte minha querida mãe estava em casa e me deu aquela força, mas acabou que a necessidade se transformou em uma oportunidade de fazer um teste que gostei muito: fazer o arroz branco separado de todos os ingredientes e misturá-los no final. Funcionou muito bem, o que dá a oportunidade de antecipar algumas etapas do preparo, facilitando a vida se você não quiser ficar muito tempo na cozinha na hora que sua casa está cheia de visitas.

Receita de arroz com camarão, brócolis e tomate cereja

Ingredientes:
(serve 3 a 4 pessoas)
– 1 1/2 xícara (chá) de arroz
– 500g de camarão grande
– 180g de brócolis
– 10 a 15 unidades de tomates-cereja
– sal a gosto
– 2 colheres de sopa de chimichurri*

*Acho o chimichurri um coringa na cozinha e sempre que posso preparo com sobra pra ter um pouco na geladeira (dura um tempão!) para usar no tempero de carnes, peixes e até de saladas. Mas se não puder prepará-lo para a receita sugiro essa mistura: sal, 1/2 cebola, 2 dentes de alho, um punhado de salsinha, azeite e um pouco de pimenta do reino moída na hora. Ainda vou experimentar essa receita temperando o camarão com curry.

Preparo:
Faça o seu arroz branco de sempre. A única sugestão aqui é interromper o cozimento uns minutinhos antes, já que ele volta para o fogo no final do preparo. Reserve.

Deixe o camarão marinando no chimichurri ou na mistura de tempero de sua preferência por 15 minutos. Depois é só dourar por uns dois minutinhos de cada lado em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Reserve.

Depois que grelhar os camarões, use a mesma frigideira para refogar o brócolis, estará pronto quando ficar com uma consistência “al dente”, cozido mas ainda firme.

Agora é só voltar o camarão para mesma frigideira, acrescentar também os tomates picados, o arroz e misturar bem. Pronto! Fácil né?!

Ah, não contem pra ninguém que não sei fazer arroz, ok?

Neste domingo me deu uma uma bela nostalgia do que escutava nos anos 90 e passei a tarde inteira ouvindo musica de Seattle, então essa do Alice in Chains é pra você que usou muita camisa xadrez “alguns” anos atrás.

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅