Acertei o pão!
Depois do placar de 2×0 para o pão (a primeira tentativa vocês viram aqui, a segunda tentativa frustrada gerou um pão que poderia ser usado como arma, nem arrisquei publicá-lo), dessa vez cheguei bem perto do ideal. Não ficou lindão, mas estava bem leve e saboroso!
Segui a risca uma receita do livro Pães e Cia da série Grande Cozinha da Editora Abril, acrescentando tomilho e manjerona fresca pra ficar mais aromático, aí vai:
Ingredientes para 4 pessoas:
500 g de farinha de trigo
30 g de fermento fresco
1 colher de café de açúcar
50 g de folhas de manjericão (acrescentei aqui as outras ervas)
4 colheres de sopa de azeite extra virgem
2 colheres de café de sal
farinha de trigo para polvilhar
Peneire a farinha de trigo, coloque-a sobre a mesa de trabalho num monte e disponha na cavidade central o sal, o açúcar, o fermento desmanchado e 300 ml de água morna.
Comece a misturar os ingredientes com as pontas dos dedos até que o fermento esteja dissolvido, acrescente 2 colheres de sopa de azeite e sove a massa com as mãos. Achate-a e salpique as ervas picadas.
Continue sovando a massa, forme uma bola e pince–le a superfície com azeite. Ponha numa tigela untada e deixe crescer por 30 minutos. Depois faça 12 pãezinhos redondos. Forre a assadeira com papel manteiga e pincele-os com azeite, deixe crescer por mais 20 minutos.
Pulverize os pães com farinha peneirada e asse-os em forno preaquecido a 200 graus por 25 minutos, coloque uma vasilha sob assadeira com água quente durante o processo. Retire os pães, espere esfriar um pouco e pronto!
Um pão saboroso e delica, que tal da Mata pra acompanhar?
Eu provei e aprovei! Uma delícia de alimento! Palmas para o Marcel!
Marcel,
direto da tailandia…pode…pois é …cai de para quedas e gostei,
das musicas ,das receitas , acho que vou passar por aqui algumas vezes …parabens , acredite , to no meio da Amazonia Pará , perto de uma cidade chamada Tailandia…rsrsa a trabalho ,moro em Fortaleza e sou Açoreano…criado em Copa,
gourmet nas horas(poucas) vagas,devorador de livros , revista sobre gastronomia e afins ,colecionador de cds…
gostei das tuas seleções,vamos trocar receitas sonoras,pois é , sabores e saberes…
quanto ao pão ão te preocupes , já apanhei demais…rsrs o jeito é trocar o disco e coloca o Julieta Venegas , acustico MTV que a massa cresce…rsrs
abraços
Pedro Rui
pedrorui.botelho@gmail.com