Una buona porcata – Entrada e principal com carne de porco
Dall’ Italiano:
porcata
[por-cà-ta]s.f.
- 1 Atto disgustoso, maialata: non fare porcate a tavola!; oscenità, frase scurrile, indecente, o anche ignobile: film pieno di porcate
- 2 Azione o comportamento indegno, sleale: fare una p. a qlcu.
Se do italiano a “porcada” tem essa conotação quase intraduzível, no nosso português, nada de obsceno ou pouco nobre. Ao contrário, a carne de porco tem ganhado cada vez mais prestígio e foi uma das tendências da gastronomia nacional em 2016.
Fica aqui meu pequeno triste desabafo. Atualmente sou uma vegetariana em recaída. E a carne de porco representa em boa parte do tempo e/ou pratos, minhas maiores tentações. Seria capaz de por bacon no café, não me orgulho disso, que fique claro.
Essas versões foram feitas num almoço de família, daqueles domingos que tanto gostamos, onde a comida e as fotos foram feitas por nós, Marcel e eu. Outro detalhe especialmente feito com amor pelas minhas mãozinhas, as cerâmicas. Atualmente tenho tentado retomar todas as minhas paixões, e essa é uma das artes que fazem meu coração bater mais forte. Depois da faculdade fiz uma especialização em design de cerâmicas em Roma, onde também aprofundei minhas deliciosas pesquisas gastronômicas. A junção de todos esses amores foram então bem representados nesse almoço tão lindo.
Salada com abobrinha crua, castanhas, iogurte e lascas de parmesão
Barriga de porco com gorgonzola e maçã
Alguns minutos depois, acrescente meia xícara de água e coloque-a no forno, por aproximadamente 30 minutos.
Corte a maçã em cubos e esprema o limão por cima para evitar que escureça.
Corte o gorgonzola em fatias.
Quando a carne estiver bem cozida, corte em cubos, e monte as entradas colocando a carne por cima de uma fatia de gorgonzola, e os cubos de maçã como as cerejinhas do bolo.