Um risoto, uma cerveja, duas surpresas.
Olha o trecho da mensagem que o meu amigo Rafael Aquino enviou, não é todo dia que tenho uma surpresa desse tipo me esperando na caixa de emails:
” … engarrafei uma leva de uma Belgian Strong Golden Ale e queria te presentear com uma amostra pra você experimentar, pode ser? “
Confirmação dada, cervejas entregues e a recomendação de acompanhá-las com frutos do mar, lá fui eu para as pesquisas. Lembrei de umas tintas de lula que minha irmã trouxe pra mim de uma viagem, achei algumas receitas de Risoto de Lula e fui pra cozinha!
Ingredientes (para duas pessoas):
– 500g de lulas em anéis
– 1 colher de sopa de tinta de lula
– 100g de arroz arbório
– cebola e alho para refogar e para o caldo
– 1 taça de vinho branco
– caldo do cozimento da lula
– sal e pimenta moída na hora
– azeite
– 1 colher(sopa) de manteiga
– 4 tomatinhos cereja e salsinha pra decorar
Preparo:
Em uma panela, cozinhe por 15 minutos os anéis de lula em água, sal, 1/2 cebola e 1 dente de alho. Use o caldo desse cozimento para o risoto.
Em outra panela, refogue a cebola e o alho picadinhos em azeite, coloque o arroz, o vinho branco e vá mexendo até o arroz começar a soltar o amido, vá acrescentando o caldo aos poucos, sem deixar o arroz secar, mexendo sempre.
Depois de uns 5 minutos, acrescente os anéis de lula. Continue mexendo e 5 minutos depois coloque a tinta.
Mexa até o arroz chegar a uma consistência “grano duro”. Desligue o fogo, acrescente a manteiga. Tampe por uns minutinhos e depois sirva os pratos e decore com a salsinha e os tomates cereja fatiados.
A Cerveja:
Sobre a cerveja do Rafael, o que posso dizer é que foi uma grande surpresa, minha primeira boa impressão foi no aroma, senti um cheiro de frutas delicioso, impossível de perceber nas cevas de escala que estamos acostumados a beber.
Segundo a avaliação do Mauricio Beltramelli, do Brejas: “Coloração âmbar translúcida. Creme denso, consistente e com boa persistência. No aroma, sobressai o floral advindo do lúpulo, além de fermento e biscoito”.
Bom, não sou expert em harmonização de cervejas, mas achei a combinação deliciosa! Mas o que achei mais bacana é descobrir que podemos tomar uma cerveja desse padrão feita artesanalmente aqui em Uberlândia.
Infelizmente a produção do Rafael é ainda pequena, então precisamos torcer pra ele criar coragem e disponibilizar essa belezinha comercialmente! 🙂
Nesse dia combinei a experiência com Stone Temple Pilots, torcendo pra que eles voltem com um disco de inéditas, e não só com um “revival” dos anos 90…
Tb quero essa cerveja! O risoto deve ter ficado divino, vou tentar fazer.
Oi Marcel, vi que vc entrou na lista de seguidores do Comidinhas e vim aqui conhecer seu bloguito e adivinha? Adorei! Percebi que vc adora massas e eu então? Nem me fale, são minhas favoritas, sem dúvida nenhuma. Vou te acompanhar sempre também, viu? Ainda mais que vc é a síntese do casal aqui de casa: eu na cozinha e meu marido na música. Parabéns pelo bebê que está por vir e pelas deliciosas receitas. Beijossss
Ola Marcel, muito obrigado pelo post, fico feliz que tenha gostado da cervejinha… ehehehe o rizoto deve ter ficado uma delicia… comercializar minhas cervejas é um sonho, mas ainda nosso governo tem que amadurecer muito para viabilizar isso hehhe coisa que outros paises como a belgica, a holanda, a inglaterra, os EUA ja estao anos luz na frente.. a tributacao e a burocracia desanima… tavez uma micro quem sabe…!! ehhh vi que voce teve em araxa…!! levou ate uma caixa de walls pra casa!! e a cultura cervejeira te contagiando.. hehehe! grande abraco.. e que venha muitas walls, fakebier, backer, uberbrau e pq nao.. uma boa artesanal pela frente…
saude!
Marcel ,
com um amigo destes não precisa de mais nada…
Bonita foto da cerveja no copo ..deu sede…rs
abraços
Pedro Rui
Olá Marcel, sou nova nesta blogosfera mas acompanho o seu blog há algum tempo – o conheci pelo Cozinha Travessa da Dani (passo por lá quase todos os dias) – serei seguidora a partir de hoje. Abraços
BEL.
Nossa, Rafael, parabéns pela sua cerveja, tive oportunidade de experimentar com o Marcel, é boa demais !!!
oi Carol, muito obrigado … pode ter certeza que vai ter repeteco!! abracos..
Freguês, show de bola. Você tinha falado mesmo que ia fazer esse risoto. E a cerveja heim… perfeita. Párabéns Rafael!
Marcel, sempre visito o seu blog, muito bom! Amo risotos, tenho algumas receitas ótimas, este de tinta de lula é o preferido aqui em casa. Nunca achei tinta de lula, aqui em Uberlândia. Você sabe onde comprar? abraços, Lilian
Oi Lilian!
Então, nunca comprei em Uberlândia, mas vou dar uma pesquisada, se descobrir te conto, ok? 🙂
abs!