Risoto Caipira
Vi uma turma preparar uma Paella Caipira em Araxá e fiquei pensando na possibilidade de fazer um risoto na mesma linha. Resolvi fazer um churrasquinho aqui em casa e aproveitei para usar as carnes na brasa como ingredientes desse prato que fechou a noite, que na verdade nada mais é do que um “mexidão” metido a besta.
Imagino que essa foto pode causar impressões diferentes para que gosta ou não de quiabo, esse ingrediente que causa paixão ou ódio nos comensais. Mas já aviso: pra quem não gosta ele é opcional, e pra quem gosta faz toda a diferença!
Ingredientes (8 a 10 pessoas):
– 1/2 kg de arroz arbóreo
– 400g de linguiça toscana
– 400g picanha
– 1/2 kg de frango
– 300g de quiabo
– Pimenta biquinho a gosto
– 1/2 maço de couve
– 1 cebola
– 3 dentes de alho
– 1 pimentão
– 2 tomates
– sal a gosto
obs: quantidades estimadas, aumente ou diminua os ingredientes de acordo com o seu gosto.
Preparo:
Refogue a cebola e o alho picadinhos em azeite junto com as carnes picadas que foram assadas na churrasqueira.
Coloque o arroz, e acrescente água fervente (não usei caldo porque já tem bastante carne na receita), vá mexendo até o arroz começar a soltar o amido, vá acrescentando mais água aos poucos, sem deixar o arroz secar, mexendo sempre.
Mexa até o arroz chegar a uma consistência “grano duro”. Acrescente o tomate, pimentão, couve e a pimenta biquinho, mexa por mais um minuto e desligue o fogo.
Frite o quiabo em uma frigideira, sirva a parte.
E pra acompanhar, nada melhor que o grande Renato Teixeira, música caipira de verdade!
Eu AMO quiabo então imagino que deve ter ficado ótimo, Marcel!
Nesta mesma linha “caipira” tem dois que eu gosto muito : risotto de rabada e risotto de frango caipira com pasta de pequi. Esse último pode ser chamado de galinhada “metida” também..hahahahaha
Beijos
que delicía de risoto caipira, a música tbém combinou com a receita, lembrei de uma estrada de terra que peguei a uns meses atras e pelo retrovisor via a poeira subir entre as árvores e ao gado que ficava no caminho pra fazenda.
Esse risoto esta de cheio pra mim…adoro quiabo.
Alem de tudo refeicao completa.
;>)
Marcel,
Na prazeres de Julho tem uma matéria sobre os Balsâmicos…
e atenção acabou de sair a Gosto , nova revista editada pelo J.A.Dias Lopes , a numero 1 já está nas bancas e ‘sempre bom ter a numero 1 né..
abraços
Pedro Rui
Perfeito Freguês. Adorei a combinação e a pimenta biquinho deu todo o charme.