Expedição Azeite – Visitando produtores de Azeites Brasileiros
Esse é um daqueles posts que a gente demooora a fazer e nem vou ficar justificando muito não, mas queria muito compartilhar por aqui.
Fiquei encantado com essa região, pelas pessoas e pela cultura do azeite brasileiro, que apesar de não ter a história de outros países tradicionais na produção, tem exemplares muito melhores que a grande maioria dos azeites importados que consumimos no país.
Quem conhece bem este cenário é o meu amigo Sandro Marques: consultor, professor e autor do blog umlitrodeazeite.com.br do primeiro guia de azeites brasileiros
Mas deixo ele contar um pouco dessa história, com vocês Sandro Marques:
A história começa com uma troca de mensagens no Whatsapp:
“Marcel, como está sua agenda na primeira semana de dezembro?”
“Cara, está corrida!”
“Vou viajar com um amigo e pensei em te chamar. Três dias na estrada, mais de mil quilômetros.”
“Isso parece roteiro do Se beber não case”
“Que nada! Vamos cruzar o Rio Grande do Sul conhecendo olivais, experimentando azeites e visitando produtores. Você podia ir com a gente registrando tudo.”
“:-O :-O :-O Quando é mesmo a viagem?”
Nada melhor que falar a língua de uma pessoa para ela entender direitinho o que você propõe. Eu sabia que juntar comida e fotografia seria motivo para o Marcel dar um jeito na agenda, contratar babá e virar noite na agência para embarcar na expedição.
No final, o Marcelo levou o filho de 13 anos, o Pedro e viajamos em quatro. Tecnicamente cinco, se contarmos a câmera do Marcel. Partimos de Porto Alegre, fomos até Santana do Livramento, passamos por Caçapava do Sul, Cachoeiras do Sul e Barra do Ribeiro.
Eu poderia contar que foi lindo, que os pampas são um cenário maravilhoso, que experimentamos churrascos inesquecíveis, provamos azeites excelente e conhecemos produtores incríveis. Poderia contar também que vivenciamos o estouro de um airbag, que atolamos no areião da estrada e que o Marcel, num ato de heroísmo, salvou uma tartaruga. Mas aí ia parecer roteiro de filme e vocês não iam acreditar. Fiquem com as fotos que são auto-explicativas.
Santana do Livramento – Azeites Albornoz
Caçapava do Sul – Azeites Prosperato
Fazenda São Sepé: Cenário da Toscana no Rio Grande do Sul
Cachoeira do Sul – Azeites Olivas do Sul
E como a gente sempre precisa de um som para animar, a trilha que nos acompanhou pelas estradas do Sul.
Que belo post!!
Tudo de bom: as fotos, amigos, gente nova, planta, comida, olhar sensível.
Parabéns, Marcel.
Abraço
Valeu Sussu! 🙂