Bolo de anjo com pêssegos caramelizados e calda de manjericão
Cabelo, Baba, Papo e agora… Bolo de anjo!
Ele tem todo direito de se chamar assim. É o bolo mais leve e suave que já vi. Excelente pra absorver caldas geladas, sorvetes ou mousses, como essa lindeza de onde peguei a receita do bolo, o Moldando Afeto.
Na verdade é uma excelente receita pra se moldar sentimentos. Ótimo fazer nos dias tristes. Ou pra fazer alguém feliz. Delicioso poder usar tudo o que você sente como melhores ingredientes. Uma vez, ouvi de uma grande mestra uma dica muito importante: Viver é como cozinhar. Nem sempre você tem os melhores ingredientes, mas isso não impede de você fazer uma boa comida. Use doses do que mais faz bem, use pouco o que não faz. Pique, sove, asse. Delicie-se.
Ingredientes
Bolo
– 6 claras de ovos
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha
– 100 g de açúcar cristal
– 90 g de farinha de trigo
– 60 g de açúcar de confeiteiro
– 1 pitada de sal
Pêssegos e Calda
-8 pêssegos
– 2 colheres de óleo de coco (ou manteiga)
– 4 colheres de açúcar
– flores de manjericão (ou folhas, se não encontrar)
Preparo
Bolo
Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio (eu usei uma de 22 cm de diâmetro). Bata as claras em neve junto ao extrato de baunilha. Quando começar a ficar firme, fazendo picos moles, coloque o açúcar cristal pouco a pouco, sempre batendo. Vai se formar um merengue bem firme e brilhante.
Numa vasilha misture a farinha com o sal e o açúcar de confeiteiro. Peneire essa mistura sobre o merengue, pouquinho a pouquinho, mexendo com delicadeza. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 45 minutos. Finque um palito para ver se está cozido. Retire do forno e deixe esfriar completamente, de preferência sobre uma grade, para depois desenformar.
Pêssegos e Calda
Corte-os ao meio e retire a semente. Unte uma frigideira com óleo de coco e despeje o açúcar. Coloque os pêssegos com o lado partido virado para baixo, em fogo médio, até caramelizar. Retire os pêssegos, acrescente um pouco de água e as flores do manjericão pra fazer a calda, deixe esfriar. Despeje por cima do bolo. Disponha os pêssegos ao redor do bolo.
Regue com Sarah MacLachlan e Pink, em Angel
Que Delícia! Aprovado conhatita!
Boa Noite FLORIPA.
nhami nhami! nhami nhami!
Delicia, delicia, mas muita delicia este seu bolo.
Esses pêssegos a volta do bolo deixou ainda mais saboroso!
A única dúvida é esta calda de manjericão, pois em massa salgada eu conheço agora em doce é a primeira vez.Agradecendo por partilhar este bolo de anjo com pêssegos caramelizados e calda de manjericão.
Mas com certeza deve ter dado um toque especial.
Desejando uma ótima noite.
Abraços sempre.
ClaraSol
Olá, adorei a receita,e os pêssegos ….hummmm delícia, só fiquei com uma dúvida, o bolo não leva fermento? bjus no seu coração!
Olá Clau!
Esse bolo não leva fermento mesmo. 🙂
Bjos
Marcel