aperitivos, carnes, catupiry, filé, prato principal, receitas

Picadinho de filé com catupiry

picadinho file

Quando era moleque adorava suco de caju, de tanto beber o mesmo sabor desisti dele em algum lugar da infância e só voltei a comprá-lo novamente de um dois anos para cá. Na mesma linha está o chocolate branco, que também só apareceu em casa tempos atrás em uma receita que registrei no meu instagram e logo publico por aqui.

Penso que todo mundo passa por isso, mas meu paladar muda de amores sem muita razão ou períodos definidos: tenho a fase só dos peixes, em outro fico só nas massas e por aí vai.
Ultimamente ando meio carnívoro, percebo isso não só quando estou preparando receitas em casa mas também quando estou escolhendo um prato em um cardápio de restaurante. Então já aviso que vocês verão mais receitas dessa categoria em breve.

Essa receita fiz de improviso em um almoço de domingo, nem tinha planos de publicá-la, mas ficou tão gostosa que achei que vocês iriam gostar. Então aí vai:

Ingredientes:
(serve 4 pessoas) 
– 600g de filé mingnon (penso que contra-filé ou alcatra também podem ser usados)
– 200g de catupiry
– 200 ml de vinho tinto seco
– 1 cebola
– 2 colheres (sopa) bem cheias de molho de mostarda
– sal a gosto
– pimenta do reino a gosto

Preparo:
Pique a carne em cubinhos, tempere com um pouco de sal, azeite, mostarda e pimenta do reino.
Em uma frigideira bem quente refogue em fogo alto até começar a dourar. Acrescente a cebola bem picada, assim que ela amolecer acrescente o vinho e misture até reduzir um pouco. Pra finalizar acrescente o catupiry, misture e sirva imediatamente.

Para acompanhar servi essas batatinhas assadas na manteiga com alecrim e alho, mas você pode experimentar com arroz branco ou até como aperitivo junto com algumas torradinhas. Bom apetite!

Um prato com sabor intenso merece um belo blues. Com vocês Gary Clark Jr.

www.saborsonoro.com.br