alice, Natal Vegetariano, receitas, vegetarianas

Na cozinha da Alice #10 – rocambole e arroz integral com quinoa e pistache

Alguns vegetarianos, especialmente nessa época do ano, sentem falta de carne. Às vezes, nem tanto por gosto, mas por falta de opção, ou costume de comer assados. Festas de fim de ano combinam com assados.


Mesmo para quem não é vegetariano, acho super válido inovar – e surpreender – no cardápio, principalmente em ocasiões especiais. Já pensou como os convidados vão elogiar as delícias que você serviu? Que tal pensar em soluções mais saudáveis, pratos que deixam o paladar feliz e que, mesmo depois de comer muito, a gente não se sente assim… uma bigorna. Existem algumas opções muito interessantes, o post de hoje foi pensando nisso… comer leve e comer bem!

Encontrei essa receita no site Vegetariano come o quê?, um verdadeiro presente pra nós, que não comemos carne. Mudei alguns ingredientes da receita original, e o recheio também pode ser diferente. Parece um bolo de carne, só que mais gostoso. Para ele fiz um molho muito fácil (e incrivelmente saboroso) que pode ser usado em outra receitas também.

A outra receita é uma misturinha que faço sempre e adoro. Combina com tudo. Arroz integral e quinoa é demais! Com pistache, então… socorro!



Rocambole de trigo


Ingredientes
– 1 copo de trigo para quibe
– 1 berinjela grande
– 30g funghi secchi
– 1 cebola pequena
– 1 caldo de legumes
– 4 colheres (sopa) shoyo
– 2 colheres (sopa) farinha
– azeite e sal

Recheio
– 1 cenoura ralada
– 1/2 xícara de parmesão ralado
– 1 maço de manjericão italiano
– castanha do Pará picada

Molho
– 1 xícara de cerveja
– 3/4 xícara de shoyo
– 1/2 xícara champignons
– 1 colher sopa de amido de milho diluído em água


Preparo
Hidrate o trigo em 1 litro de água por 30 minutos. Escorra toda a água em um escorredor ou dentro de um pano de prato. Descasque a berinjela e corte em cubinhos pequenos. Salpique um pouco de sal e deixe por 15 a 20 minutos. Em um escorredor, lave-as e esprema bem para sair toda a água. Isso faz com que não fique amarga. Refogue a cebola no azeite até dourar, adicione o funghi e as berinjelas, o shoyo, caldo de legumes, meia xícara de água, até dourar a berinjela e hidratar bem o funghi, então, acrescente o trigo e a farinha. Misture bem até dar liga. É fácil perceber, porque vai soltando da panela e virando uma massa.
Estique essa massa sobre um pedaço de papel alumínio, espalhe a cenoura e o parmesão ralados, as folhas de manjericão e enrole, como um rocambole. O papel alumínio ajuda a dar firmeza e a não quebrar a massa.
Coloque o rocambole em um assadeira untada e salpique semente de girassol. Leve ao forno alto até dourar.
Você pode colocar o recheio que preferir, shitake, tomate seco, espinafre, etc.
Para preparar o molho, coloque todos os ingredientes em uma panela, deixe no fogo baixo misturando sempre, até engrossar. É delicioso e pode ser usado na elaboração de qualquer outro prato. Eu, por exemplo, usei o que sobrou pra colocar no macarrão e ficou incrível!

Arroz integral com quinoa e pistache

Ingredientes
– 2 xícaras de arroz integral.
– 1 xícara de quinoa
– 1 xícara de pistache
– azeite
– 2 dentes de alho picadinhos

Preparo
Refogue o alho no azeite, deixe dourar. Acrescente o arroz e o pistache, refogue por alguns minutos e acrescente 4 xícaras de água e tampe a panela. Depois de 10 minutos, acrescente a quinoa e tampe novamente. Deixe no fogo baixo e cozinhe até secar a água. Se o arroz ainda estiver duro, acrescente mais meia xícara e deixe mais 10 minutos. Se quiser, ervinhas são sempre bem vindas! Tomilho e sálvia são perfeitas aqui.

Desejo a todos vocês um Ano Novo incrível, cheio de momentos inesquecíveis. Um monte de abraços macios, cheiro de infância e profundo sentimento de amor por todas as coisas. E claro, uma mesa cheia de delícias e pessoas queridas.

E hoje vamos de Marisa Monte e Carlinhos Brown.

www.saborsonoro.com.br