Torta de figo e malas prontas
Adoro figo, uma fruta muito saborosa e versátil: ela é deliciosa crua, grelhada, na salada, em massas, e claro, nas tortas. Gostaria de encontrar figos frescos com mais frequência e com preços mais acessíveis aqui na minha cidade, como eles não estão sempre disponíveis por aqui, fico muito feliz quando uma caixinha deles chega às minhas mãos.
Esta torta é bem fácil de fazer, se der preguiça de preparar a massa (que é muito simples e rápida) você pode substituí-la por massa folhada, dessas que encontramos em qualquer supermercado.
O figo também pode ser substituído por outras frutas, já fiz com banana e também ficou deliciosa.
Mas antes da receita uma notícia: provavelmente quando você estiver lendo este post estarei começando as minhas “mini férias”. Vamos passar uma semana em Santiago e se tudo correr bem (e o wi-fi funcionar) atualizo vocês em tempo real pelo Facebook e pelo Twitter do Sabor Sonoro. E na volta prometo contar tudo que vi, comi e bebi por lá. 😉
Ingredientes:
Massa
– 250 g de farinha de trigo
– 90 g de açúcar refinado
– 130 g de manteiga sem sal
– 1 gema de ovo
– +- 30 ml de água gelada
Cobertura
– 800g a 1kg de figos frescos
– açúcar a gosto
– manteiga a gosto
Preparo:
Massa
Misture a farinha e o açúcar em uma tigela, junte a manteiga gelada cortada em cubinhos e com as pontas dos dedos vá dissolvendo a manteiga delicadamente, até obter uma espécie de “farofa”.
Junte à farofa a gema de ovo e parte da água até a massa ficar homogênea.
Enrole a massa em filme plástico e leve à geladeira por aproximadamente 1 hora.
Para montar, unte com manteiga o fundo da forma e polvilhe uma boa camada de açúcar sobre ela (não economize aqui, a mistura de manteiga e açúcar é que vai caramelizar os figos). Cubra o fundo com os figos fatiados. Entre dois plásticos, abra a massa com auxílio de um rolo, até a espessura de 1 cm. Coloque-a sobre os figos e faça furos com o garfo para que ela não “infle”.
Leve ao forno preaquecido a 200º por 40 minutos ou até a massa dourar. Tire do forno e com muito cuidado desenforme imediatamente colocando um prato sobre a forma e virando a torta em cima.
Sirva ainda quente com sorvete de baunilha ou com creme de leite batido com um pouco de limão e açúcar.
Semana que vem o Pearl Jam estará no Brasil e confesso que é o show do ano que me deixa mais triste em perder. Então mato a vontade com esse vídeo que compartilho com vocês. 🙂
0 comentários