Costelinha ao molho barbecue e batatas
Quando viajo para algum lugar que tem Outback fica difícil resistir à combinação “Costela e Onion Rings” e acabo cometendo o pecado da gula…
Aí me deu vontade de arriscar aqui em casa, fui ao Mr. Google e achei um monte de receitas que fazem referência ao famoso prato, não pensei duas vezes e aí está o resultado.
O molho ficou bem parecido, a textura da costela ficou bem diferente (acho que um tempo na panela de pressão antes resolveria), mas a combinação da costela, molho e batatas ficou muito bom!
Se você gosta desta costela provavelmente vai gostar também da receita do Pão Australiano do Outback
Costelinha ao Molho Barbecue
Ingredientes (de 4 a 5 pessoas):
Para a carne:
– 2kg de costela suína
– sal a gosto
Para o molho barbecue:
– 1/2 cebola picada
– 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
– 1/3 xícara (chá) de vinagre
– 4 colheres (sopa) de molho inglês
– 2 xícaras (chá) de catchup
– sal a gosto
– 1 colher (sal) de pimenta tabasco ou similar
– 1/2 xícara (chá) de água
Preparo
Molho:
Em uma frigideira funda ou panela, refogue a cebola, acrescente o vinagre, o açúcar mascavo e o molho inglês.
Assim que a mistura dissolver, acrescente o catchup, a pimenta tabasco e a água e cozinhe até o molho engrossar. Reserve
Carne e batatas:
Tempere a carne com sal, se possível, 4 horas antes do preparo (ou até na noite anterior). Depois cozinhe com água em panela de pressão por 30 minutos. Escorra a água e distribua a carne em uma assadeira.
Descasque e fatie as batatas, cozinhe por 20 minutos em água fervente. Escorra, tempere e distribua em volta da carne na assadeira.
Preaqueça o forno a 180 graus. Cubra a carne com metade do molho, tampe com alumínio e leve para o forno durante 30 minutos.
Tire o alumínio, coloque a outra metade do molho e asse por mais 10 minutos em temperatura máxima.
Na revista sugeri Madeleine Peyroux pra acompanhar, então mantenho aqui a mesma dica 😉
ah que legal!!!
leva a revista pra casa amore. bjuss
Olá Marcel,
nao se preocupe , vc nao perdeu um leitor…rsrsr
sempre passo por aqui , mas é que tudo está corrido…adorei Madeleine e costelas de porco ,tudo a ver,
abraços gastronomicos
Pedro Rui
fala confrade Marcel!! essa costelinha vai muito bem com uma Oatmeal Stout … uma cerveja escura cremosa e bem marcante… ex: Guinness Draught, ou uma Baden Baden Stout que é uma “American Stout” muito boa!! ou uma La Brunette uma dry stout famosa! uma Doppelbock como a Paulaner Salvator tambem hormoniza muito bem…!! outback eh tudo de bom.. soh a aquela cebola a milanesa deles que me traz mas lembrancas!!! ehehhe
saude!
ps: breve terá mais uma cervejinha artesanal pra voce provar… uma loirinha Special Ale charmosa!!!
abraco
Marcel, cara, quanta coincidência! Hoje mesmo eu comprei um molho barbecue porque amanha eu estou indo pra fazenda, e com certeza vou matar uma leitoa pra fazer assada, e nada melhor que uma costelinha de porco assada na churrasqueira a bafo com molho barbecue.
Agora, na minha opinião a costela é a carne mais saborosa de todas, mas o preparo dela é demorado. Não faço no forno, gosto de fazer ela na churrasqueira (a bafo ou não) e costumo deixar umas 6horas assando, não muito perto do fogo.
Abraços.
Fiz a costelinha!
Mas por falta de tempo e recursos, comprei o molho barbecue pronto.
Matei o bendito leitão, preparei a costela, levei no forno com cebola e um pouco do molho por uma hora. Fiz em outra panela um molho com cebola, molho barbecue e um pouco de água com maizena (ficou pouco, tive que dar uma aumentada no volume hehe).
Pouco antes de servir, coloquei o molho e as batatas cozidas na assadeira (e mais alguns anéis de cebola) e deixei corar.
Ficou muito bom!
Abraços