Rosquinha de Coco
Para um belo café da manhã ou da tarde ai vai a dica do meu amigo Marcos Maracanã, figura ilustre da nossa TV.
A receita é da sua saudosa vó, Dona Maria Rita da Silva, e o Marquinhos recomenda acompanhar essa delícia com um chá de maça. Sucesso! 🙂
Massa:
– 1 copo (tipo requeijão) de leite morno
– 800 g de farinha de trigo
– 2 tabletes de fermento
– 3 ovos
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 3/4 de uma xícara de chá de óleo
– 1 pitada de sal
Recheio:
– 6 colheres de sopa de margarina
– 12 colheres de sopa de açúcar
– 1 e 1/2 xícaras de chá de coco ralado
Calda:
– 1 xícara de chá de açúcar
– 1 xícara de chá de leite
– 1 xícara de coco ralado para confeitar
Modo de preparo:
Recheio:
Forme uma pasta com a margarina e o açúcar, levando ao fogo.
Massa:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos a farinha de trigo. Coloque esta mistura em um refratário e sove a massa, adicionando a farinha até formar uma composição homogênea. Um bom indício do ponto ideal é quando a massa fica bem misturadinha mas ainda gruda nas mãos. Deixe o conteúdo descansar e crescer durante 1 hora. Após este período, estire a massa numa superfície lisa, adicione o recheio, espalhando a pasta e salpicando o coco ralado. Enrole o conteúdo, tipo rocambole, corte as rosquinhas, as enrole e coloque em uma assadeira, uma ao lado da outra. Deixe que elas cresçam por mais 20 minutos. Enquanto isso. unte a fôrma com margarina. Asse os quitutes em forno pré-aquecido (150º) graus até dourar.
Calda:
Levar os ingredientes ao fogo até engrossar. Regue esta calda nas rosquinhas já assadas e polvilhe o coco ralado. Espere esfriar e aproveite!
Vou sugerir de acompanhamento musical um sambista que apesar de novo já tem uma grande bagagem, afinal o cara é filho do grande João Nogueira. Então vamos de “Fé em Deus” com Diogo Nogueira.
Marcel, vim te conhecer e adorei o que vi. Já estou te seguindo e agora vou ver o que apronta por aqui. O diferencial de ter uma música associada a receita é muito legal. Bj grande. Téia.