Cuscuz e ratatouille
Como havia escrito aqui na semana passada, fiquei responsável pelo almoço do Dia das Mães, e folheando um dos meus livros, reparei que várias receitas usavam o cuscuz marroquino.
Uma foto me chamou atenção: era uma receita de cuscuz com o tradicional ratatouille, fui pra cozinha testar a combinação e acrescentei algumas coisas por conta e risco.
O resultado foi o seguinte: acho que tenho mais um ingrediente na minha lista de “importantes”, podemos misturá-lo com quase tudo, é uma ótima opção para variar da massa ou do arroz.
Ingredientes (para 4 pessoas):
– 200g de cuscuz marroquino
– 1 abobrinha
– 1 beringela
– 2 cenouras
– 2 tomates maduros
– 1 cebola
– 1 pimentão vermelho pequeno
– 2 dentes de alho
– um bom punhado de hortelã
– salsinha ou coentro
– azeite
– sal
– pimenta do reino
Preparo:
Cubra o cuscuz com água bem quente e deixe inchar por 20 minutos (e incha bastante!).
Em uma frigideira grande refogue no azeite a cebola, alho, abobrinha, beringela, cenouras e pimentão picados em cubinhos até que fiquem tenros.
Escorra o cuscuz e acrescente à frigideira com os legumes, misturando bem.
Para finalizar, acrescente o tomate, a hortelã e a salsinha, misture por mais um minuto, desligue o fogo e coloque uma porção generosa de azeite antes de servir.
Esse prato funcionou muito bem, o hortelã na mistura foi pra mim a grande surpresa.
E tudo foi preparado ao som de John Mayer Trio, eu não canso de ouvir o som desses caras…
Marcel, o prato ficou lindo.
Da próxima vez hidrate o couscous no vapor de caldo de legumes (ou de carne). É só colocar o caldo ferver e colocar o couscous na vaporeira e ir soltando ou grumos que se formam. Fica maravilhoso.
Beijos
Oi Marcel, tudo bem? Sou de Uberlândia e sempre acompanho seu blog…as fotos são lindas…tudo de muito bom gosto. Ontem vi vc e a Carol lá no Caldo da D.Maria, por isso que resolvi escrever.
A gente que é de Uberlândia já conhece mais ou menos as “carinhas” do pessoal daqui. Parabéns pelo blog.
Fiquei encantada com esse prato e com as variadas opções de misturinhas que se pode fazer! Ótima descoberta! E saborosíssima!!!
olá
nem sei como vim parar aqui. Faz tempo que eu não encontro um blog “novo” com fotos e receitas tão boas. Parabéns. Vou voltar.