Tender com Chutney de Manga
Alguns alimentos são muito relacionados a datas e tradições, alguns cheiros nos lembram ocasiões específicas, encontros com a família e festas. Acredito que isso é muito importante para o nosso “HD de memórias”, afinal, nossas lembranças são feitas de sensações.
Só levanto um porém: as vezes nos limitamos a experimentar esses sabores e cheiros em determinados períodos, e nos privamos durante o ano todo desses prazeres. Lembro quando comíamos Bacalhau só na Páscoa, como podíamos ficar o ano todo sem esse peixe delicioso?
O Tender é a mesma coisa, adoro carne de porco e adoro carnes defumadas, mas porque comer só no Natal e festas de fim de ano? Então fiz esse teste “fora de época”: arrisquei misturar com o Chutney, que estava há muito tempo na minha lista de receitas para testar. Imaginava que combinação funcionaria, e como gosto sabores intensos, esse prato já entrou pra minha lista de preferidos!
Ingredientes:
– 1 tender
– 4 batatas fatiadas tipo chips
Para o Chutney:
– 1 manga madura
– 1 cebola roxa
– cerca de 2 cm de gengibre laminado fininho
– 1/2 pimentão verde
– 1/2 pimentão vermelho
– 1 colher de sopa de uvas passa
– 200g de açúcar mascavo
– 100 ml de vinagre de maça
– suco de 1/2 limão
– 1/2 pau de canela
– sal
– pimenta do reino preta em grãos
Preparo:
Faça o Tender seguindo as instruções da embalagem, reserve. Cozinhe a batata em água fervente até ficar no ponto, escorra e reserve também.
Chutney:
Descasque a manga e corte a polpa em cubos miúdos. Limpe e fatie fininho a cebola roxa. Ponha ambos os ingredientes numa frigideira e acrescente as passas, o vinagre de maça e o açúcar mascavo. Cozinhe no fogo baixo por 10 minutos.
Corte os pimentões em cubinhos, acrescente-os à frigideira com a manga. Junte o suco coado do limão, a canela (quebrando com as mãos), o gengibre laminado, uma pitada de sal e uma generosa pitada de pimenta, moída na hora. Misture todos os ingredientes com a colher de pau e cozinhe por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar.
Fatie o Tender, coloque-o sobre as batatas fatiadas e coloque o chutney sobre o Tender, como na foto.
Obs: Essa receita de Chutney é de um dos livros da Coleção a Grande Cozinha, lá eles sugerem combiná-lo com queijo frescal e servir como entrada, acho que deve ficar muito bom!
Vou recomendar aqui uma banda que ouço desde os longínquos anos 90 (obs: eu era quase uma criança essa época..rsrs): The Black Crowes.
Oh Freguês, você assou as batatas depois de cozidas ou só cortou em lâminas?! Tô com um tender lá em casa, herança daqueles brindes de Natal, acho que vou arriscar essa receita sua… gostei… parabéns!
Dani, é mais fácil fatiar antes de cozinhar. O meu Tender era da mesma leva.. rsrs
Depois me conta se funcionou
bjo
Olá Marcel
Excelente Blog
Excelente música
Até uma próxima x