Salada de trigo, trigada ou algo parecido.
Sou fã de trigo, e sempre que vou em algum restaurante árabe procuro a trigada. Acho que nunca tinha feito em casa por causa da história de ter que deixar o trigo de molho de um dia para o outro (já vi receitas que pedem só 2 horas, vou tentar na próxima), mas larguei a preguiça e fiquei felizão com o resultado.
Não segui a risca os ingredientes da trigada, e acho que você também não deve seguir: coloque o que você gosta e seja feliz também!
Ingredientes:
– Trigo em grãos inteiros
– Uvas passas
– Azeitonas pretas
– Acelga
– Cenoura
– Presunto
– Mussarela
– Repolho roxo
– Iogurte natural (ou maionese)
– Molho de mostarda
– Sal
– Azeite
Preparo:
Deixe o trigo de molho de um dia para o outro, depois cozinhe-o na panela de pressão por uns 45 minutos (na panela comum também funciona, mas demora um pouco mais), até ficar com uma consistência meio “grano duro”. Escorra e deixe esfriar.
Use todos ingredientes picados bem miúdos, finalize com o sal, azeite e o iogurte. Misture bem e leve para a geladeira até esfriar. Sirva como salada ou entrada. É ótima para os dias de calor e bem completa também!
A primeira parte dessa receita pode parecer um pouco demorada, minha dica é a fazer uma quantidade de trigo maior, assim que esfriar congele a parte que você não for usar para a receita.
Tirei do baú esses dias uma banda que anda meio sumida e que acho divertidíssima: Cake.
essa salada é muito boa…geladinha então???
Bijinhus e parabéns pelo baby.
Ola.. obrigado pelo post la no meu album… se eh assim vou continuar enchendo o saco por aqui hehehe..
bom essa salada me deu agua na boca… e tenho duas sugestoes de harmonizacao… como toda harmonizacao o objetivo é agregar sabores e completar o prato e nunca anular um ou outro…!! minha sugestão é uma Weiss Bier, cerveja alema de alta-fermentacao (Ale) (top fermentation, que a levedura atua no topo do fermentador e nao no fundo como as lagers), os sabores frutados com notas de cravo e banana provenientes da levedura especial desta cerveja aliada com a refrescancia e a alta carbonatacao das weiss (cerveja de trigo) harmonizam bem…!! otimo para saborear este prato em um almoco agradavel.
e puchando o inverso, as SchuartzBier, uma lager escura de sabores marcantes, seca (diferente das cervejas escuras e doces que estamos acostumados), com notas de café, chocolate, boa drinkability e bem refrescante, normalmente utiliza-se Nitrogenio para expulsar a cerveja do barril quando envazada para chopp o que confere uma sensacao unica de cremosidade e uma espuma densa garante a manutencao da carbonatacao, o que permite uma cerveja refrescante ate o ultimo gole… o sabor contraditorio dessa cerveja contrapoe a levesa e delicadesa deste prato que seria otimo para jantares requintados…
ps: parabens pelo bebe, muita felicidade e saude para o herdeiro deste blog…
abraco
Rafael Aquino
Rafael, ótima dica! Obrigado!
Você recomenda alguma marca que podemos encontrar fácil por aqui?
Herdeiro do Blog é ótimo, acho que por enquanto ele(a) vai ser só “cobaia” do blog, coitado… rsrsr
abraços!
Opa.. claro..
weiss tem a Erdinger weiss .. a Colorado Appia (cervejaria colorado de riberao preto, uma das melhores que ja provei na vida)
a schuartzbier seria herezia eu nao indicar o nosso orgulho ÜberBräu Black… inclusive tem uma receita de “frango na cerveja” que leva uberbrau black que eh fantastico…! hehehe