fácil, granola, receitas, saudável, vegetarianas

Minha Receita de Granola

Sempre gostei de granola, esse Sucrilhos de gente grande.
Se você também gosta e nunca fez, não sabe como é fácil preparar e quanto dinheiro extra já gastou comprando as prontas. Sem falar na possibilidade de fazer do jeitinho que você gosta, acrescentando seus ingredientes preferidos.
Além disso é um ótimo food gift (ui!), sempre que faço minhas fornadas distribuo para os vizinhos e amigos, embalados em saquinhos de pão ou em potes de geléia. Sucesso garantido!

Apesar de ser fácil não acertei de primeira, muitas receitas que pesquisei na web antes de me arriscar sugerem um tempo de forno que no meu primeiro teste não foi suficiente e a mistura ficou murcha.
Outro detalhe é a quantidade de açúcar, que depende muito do gosto pessoal, mas a dica que deixo aqui é pra tomar cuidado porque se você for usar qualquer fruta seca ela também aumenta a doçura da receita.

É sempre bom lembrar: use sua criatividade, acrescente castanhas, frutas secas, outras sementes…

Ingredientes:
– 250g de flocos de milho sem açúcar
– 100g de flocos de arroz
– 400g de aveia em flocos
– 100g de farelo de trigo
– 50g de Linhaça
– 100g de uva passa
– 2 colheres (sopa) de canela em pó
– Suco de 1 Laranja
– 300g de açúcar mascavo
– 100g de coco em flocos

Preparo:
Em uma vasilha grande misture todos os ingredientes secos, menos o açúcar e a uva passa. Reserve.
Leve o açúcar mascavo em 200ml de água e o suco da laranja ao fogo baixa (não precisa deixar ferver), assim que o açúcar diluir bem junte-o aos ingredientes secos, misture bem.
Em uma forma grande, leve granola para assar em forno bem baixo (120/150º) por mais ou menos uma hora. De 15 em 15 minutos retire a forma, misture e retorne ao forno para que asse por igual.
Assim que a granola estiver bem seca, retire do forno e espere esfriar, faça o teste da “crocancia”comendo uma bela colherada, se estiver ok acrescente as passas e guarde em recipientes herméticamente fechados. Se não volte para o forno até chegar ao ponto.
Prontinho! Misture no iogurte, na salada de fruta, na massa do bolo…

Uma bela manhã combina com uma boa granola, então combina com Paulinho da Viola.

www.saborsonoro.com.br