doces, eventos, receitas, sobremesas

Temporada Gourmet e um brigadeiro

temporada_gourmet_01

fotos: Luiz Crosara

———-

Não me canso de falar sobre todas as alegrias, oportunidades e experiências que este blog já me deu.
A última foi o convite feito pelo Center Shopping Uberlândia para que eu fizesse uma apresentação na Temporada Gourmet, que além do calendário de palestras com vários profissionais de gastronomia, traz menus em vários restaurantes a preços bem bacanas. Uma ótima oportunidade pra quem gosta de comer bem e ainda aprender algo novo.

temporada_gourmet_02

Luiz Crosara

——–

“Comendo com os olhos – dicas para fazer bonito na foto e no prato” foi o tema que escolhi para falar de dois assuntos que gosto tanto: comida e fotografia. Tentei apresentar da forma mais prática possível o caminho entre a escolha do cardápio até a montagem do prato, para depois contar um pouco dos conceitos básicos de fotografia e dar dicas com exemplos das tantas imagens que já fiz de pratos e ingredientes.

Por fim usamos o brigadeiro, essa guloseima clássica da cozinha brasileira, para mostrar várias possibilidades de apresentação, além da tradicional bolinha com granulado.

Já dei aula para universitários e também fiz várias palestras sobre publicidade e comunicação, mas fiquei bastante ansioso por ser a primeira vez que iria falar para uma platéia sobre um assunto que até então era só bate-papo em volta da mesa.

No final das contas a experiência foi ótima e espero de verdade ter outras oportunidades de falar sobre o assunto com muitas pessoas.

Mas falando de comida, vou passar aqui a receita do brigadeiro que preparei para a palestra. O único segredo aqui é usar ingredientes de boa qualidade. Espero que gostem! 🙂

IMG_8098


Ingredientes:

– 180g de chocolate meio-amargo
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 1 colhere (sopa) de cacau em pó
– 2 colheres (sopa) de brandy/conhaque
– 1 colher rasa (sobremesa) de sal

Preparo: 

Derreta o chocolate em banho-maria.
Acrescente os outros ingredientes e cozinhe em fogo baixo sem parar de mexer.
Quando a mistura começar a descolar do fundo cozinhe por mais 2 minutos e desligue.
Lembrando que este tempo é para um brigadeiro de consistência mais mole, pra comer de colher.

Agora é esperar esfriar e montar da forma que preferir. 🙂

IMG_8087

No som vamos de “chocolate on my tongue” com The Wood Brothers.