entradas, festas, receitas

Receita de Terrine de queijo, limão e frutas vermelhas

terrine de queijo receita

Antes de compartilhar com vocês essa receita desta terrine de queijo deixa eu contar uma história pra vocês.

Adoro receber em casa, mas fazer o próprio aniversário não é meu forte. Como todo mundo que vai ganhando manias junto com os anos, gosto de passar essa data viajando, pode ser pra beeem longe ou logo ali do lado.
Foi o que aconteceu nos últimos anos, e guardo ótimas lembranças desses momentos.

Como este ano ficamos em casa, minha esposa convidou alguns amigos pra comemorar conosco.
Foi uma noite divertida e muito feliz, já que tive a oportunidade de passar a data com muita gente querida que não encontro sempre. Então antes de falar de comida preciso agradecer a Carol, que organizou tudo com tanto capricho e carinho. Obrigado minha linda!

Não posso deixar de agradecer também a Alice, minha irmã que fez um bolo lindo e delicioso, torçam para que ela compartilhe essa receita por aqui.

Mas falando em comida, desde que a Carol tocou no assunto de festejar eu só pensava em uma mesa de queijos, embutidos e acompanhamentos. Algo que pudesse preparar antes, sem precisar ficar na cozinha no momento da festa. Então comprei grande parte dos ingredientes prontos e só tive o trabalho de montar.

niver_38-1
niver_38-2 niver_38-4 niver_38-5 niver_38-6 niver_38-7
niver_38-8 terrine de queijo mesa de frios niver_38-14 niver_38-13 terrine de queijo mesa de frios terrine de queijo mesa de frios
terrine de queijo mesa de frios

O único prato que preparei foi essa terrine de queijo, limão e frutas vermelhas, uma receita que estava martelando na minha cabeça.

Fiquei feliz, porque se a turma não mentiu muito (botar defeito em receita de aniversariante não é muito educado) parece que todos gostaram.

Receita de Terrine de queijo, limão e frutas vermelhas

Ingredientes:
– 300g cream cheese
– Raspas e suco de 2 limões sicilianos
– 1/3 xícara (chá) de folhas picadas de manjericão
– 1 lata de creme de leite integral (sem o soro)
– Sal a gosto
– 150g de geléia de cassis (ou frutas vermelhas)
– Frutas vermelhas e pistaches para decorar

terrine de queijo

Preparo: 
Na batedeira ou manualmente misture o cream cheese, creme de leite, sal, manjericão, suco e a raspa dos limões até ficar bem homogêneo.

O objetivo é ter uma pasta com consistência bem firme, por isso é importante descartar o soro e não usar um creme de leite light ou com baixo teor de gordura. Na verdade o ideal seria o creme de leite fresco.

Use uma forma de bolo inglês ou um recipiente para terrine de +- 20 cm de comprimento.

Cubra com um filme de pvc untado com azeite e acrescente a pasta sobre o filme. Pressione para que ocupe todo e espaço.

Leve para geladeira por pelo menos 4 horas, fazer na noite anterior é ainda melhor.

Na hora de servir tire da forma com cuidado, coloque uma camada generosa de geléia e decore com as frutas vermelhas e o pistache.

niver_38-18

Acho que essa receita vai combinar perfeitamente com um espumante rosé brut. Vai por mim. No som compartilho com vocês a playlist que fiz para acompanhar a festança. Espero que gostem.

Receba as melhores receitas e
novidades no seu e-mail 🍅