Farofa da mamãe
Minha mãe costuma dizer que tem o privilégio de ter dois filhos cozinheiros porque ela não cozinha lá essas coisas. Conversinha de quem quer um elogio. 🙂
Ela pode não ter passado a vida no fogão, afinal, formada em letras e artes-plásticas, sempre trabalhou com publicidade como uma redatora e criativa excepcional.
Mas a genética é boa e ela herdou muitas competências gastronômicas da Dona Teresa, a vó que faz os melhores biscoitos de polvilho da galáxia.
Dia desses eu estava super desanimado de sair pra comer e não conseguia enxergar nenhum almoço decente com o que estava na geladeira: frango assado de ontem, algumas frutas, ovos, cebola…
Eis que dona Rejanne abre a geladeira, mistura coisas diversas e tcha-ram! Surge uma farofa dos deuses. Tão deliciosa, molhadinha e completa que virou prato único.
Então faço questão de compartilhar aqui a receita com vocês, lembrando que como foi no improviso usamos variedades e quantidades de ingredientes disponíveis. Fique a vontade para dar o seu toque pessoal.
Ingredientes:
– 1 xícara de farinha de mandioca
– 1 cebola bem picada
– 1 tomate picado em cubos
– 1 maça picada em cubos
– abacaxi a gosto picado em cubinhos
– 100g de queijo minas picado em cubinhos
– 3 ovos
– 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
– figo fresco ou seco
– pimenta dedo-de-moça pra decorar
– azeite e manteiga a gosto, mas não seja ecômico na manteiga ok? Ela faz toda diferença! 😉
Preparo:
Esquente uma frigideira antiaderente, coloque azeite e a manteiga. Acrescente a cebola e o tomate e refogue por 2 minutinhos.
Acrescente o abacaxi, a maça, o manjericão, o queijo e o vinagre balsâmico, misture e acrescente os ovos, deixe fritar sem mexer por uns minutinhos até que eles comecem a ficar cozidos.
Por último, acrescente a farinha aos poucos, misture e pronto!
Agora é só decorar com algumas fatias de figo fresco e uma pimenta dedo-de-moça.
Ah, minha mãe sugere pra variar: bacon, pessego em calda, banana, cebolinha…
Essa aqui é bem mineira, mas no som vamos de Seu Jorge cantando Farofa Carioca.
Me lembrou o famoso mexido mineiro!
abs