ao forno, entradas, peixes, receitas

Eclair de ricota defumada e salmão (massa choux)

eclairs-3

Nossa viagem recente me deixou boas lembranças, muitas ideias e alguns grandes amores. A receita de hoje é um deles. Pena que trabalhar demais as vezes nos distanciam dos grandes amores, por isso demorei isso tudo pra testar essa receita. Foi bem mais simples do que eu imaginava, e o resultado, maravilhoso!!! Aproveitei para fazer de cobaia alguns amigos queridos, que por sua vez prepararam tantas outras delícias, cujas receitas e imagens vocês conferem na próxima semana aqui no blog.

eclairs-1

Ingredientes
rendem 16 eclairs grandes

massa choux
– 200 ml de água
– 100g de manteiga integral sem sal
– 5 g de sal refinado
– 15 g de açúcar refinado
– 150 g de farinha de trigo,
– 3 ovos

para o recheio
– 200g ricota defumada
– 200g creme de leite
– sal e azeite
– tiras de salmão defumado e estragão fresco para guarnecer

eclairs-2

Preparo
Derreta a manteiga, junte a farinha, misture, depois o restante dos ingredientes, exceto os ovos. Misture e deixe cozinhando e engrossando até formar uma bola de massa bem unida. Continue mexendo por uns 5 minutos para acabar de cozinhar bem a massa. Desligue e transfira a massa para uma batedeira, e deixe bater para esfriar a massa. Quando estiver morna, encorpore os ovos um a um. Transfira a massa para um saco de confeiteiro, faça tiras de 10 cm ou bolas de 5 com, e leve ao forno pré aquecido por 25 a 35 minutos, ou até dourarem. Eles costumam dobrar de tamanho, portanto, deixe espaço entre eles.

Prepare o recheio batendo todos os ingredientes no processador. Recheie os eclairs fazendo um buraquinho na parte de baixo e recheando com saco de confeiteiro, ou partindo ao meio mesmo. Coloque uma colheradinha do mesmo creme por cima, e uma fatia de salmão enrolado, com algumas folhas de estragão.

Vamos de Madeleine Peyroux que combina muuuito bem com nossa receita