alice, comida pra filhotes, receita, Uncategorized, vegetarianas, vegetariano

A Cozinha da Alice – Comida para crianças Parte II

Participo de uma revista daqui de Uberlândia, a Cult, com receitas saudáveis. Pra quem não tem acesso a revista, vou postar aqui também as receitas e matérias. Nessa edição eu proponho comidinhas interativas para filhotes.

criancas-5

 

Pra comer brincando

Amo fazer comida pra filhotes. Existe uma combinação de fatores que me fazem adorar especialmente esse tema. Sou mãe de gêmeos, artista plástica e grande fã de uma alimentação saudável e bonita. Não sei bem se por sorte ou merecimento, meus filhos comem de chuchu a sushi sem fazer careta.

Depois de receber pedidos de ajuda de pais desesperados, me empolguei bastante em inventar pratos que despertem interesse nos pequenos. Mas existem aspectos importantes a serem considerados:

-Seus filhos vão comer o que você come. Então não adianta por arroz, feijão e bife no seu prato e uma farta salada colorida no dele.

-Todo mundo já sabe, mas faça disso uma lei na alimentação da sua família: refeições com a maior quantidade de cores que você conseguir! Uma variedade grande de alimentos proporciona uma grande e rica variedade nutricional.

-A falta de tempo é um mal que afeta a todos. Mas as escolhas podem ser saudáveis mesmo assim. No restaurante, por exemplo, incentive sucos naturais dando nomes divertidos: Você quer tomar “suco de dente de borboleta” ou de “sorriso de galinha”?

A proposta da receita de hoje é uma forma de brincar comendo.

 

criancas-6

 

O Gordo Jogo da Velha: feito com tirinhas de queijo, tomate cereja e rodelinhas de azeitona. Faça vasilhinhas com suas comidinhas preferidas. Vale pedacinhos de cenoura, arvorezinhas de brócolis, etc. Vale também prêmio de chocolate para o vencedor!

Corrida Frutífera de Carrinhos: fatias de maças vermelhas e verdes ou peras, com rodinhas feitas de passas, damasco e pitangas,  presas com palitos (por isso é importante comê-los em companhia de um adulto).

Essas são duas sugestões, você pode sempre inventar novas brincadeiras com a ajuda dos filhotes!

 

Outra opção divertida é criar personagens, bichinhos, fofices. Aqui vão três sugestões:

criancas-2

Coelhim

Ingredientes

– 1 fatia de pão de forma integral

– 1 colher de sopa de cream cheese

– 1 ovo

– 1 fatia de muçarela

– 2 azeitonas pretas(azapa)

– 1 fatia de cenoura

– um cortador redondo de 8 cm e um de 2cm (se não tiver tudo bem)

 

Preparo

Cozinhe o ovo por aproximadamente 8 minutos, reserve. Se não tiver os cortadores redondos, use o fundo de uma caneca como guia, e corte um círculo na fatia de pão, e duas menores da muçarela para fazer os olhos. Corte duas pontas de azeitonas. Passe o cream cheese no pão, cole os olhos e por cima coloque os dois pequenos círculos de azeitona. Faça um triângulo com a cenoura para fazer o nariz. Descasque e corte o ovo em quatro, no sentido vertical. Use duas partes para as orelhas. E pronto!

 

criancas-3

Ratim

Ingredientes

– 1 fatia de pão de forma integral

– 2 ervilhas

– uma fatia de queijo (de aproximadamente 1,5 cm de grossura)

– 1 azeitona pretas(azapa)

– 2 fatia de cenoura

– cortador

Preparo

Corte um triângulo de queijo e um círculo de pão de forma. Use duas rodelas de cenoura para formar as orelhas. Corte a ponta da azeitona formando um círculo, corte-o no meio para formar as pálpebras. Use as ervilhas como olhos, e use o restante da azeitona pra fazer um pequeno triângulo no nariz.

criancas-8

Ovelhinhas 

Ingredientes

– sobras de bolo

– leite condensado

– amêndoas em lascas

– amêndoas inteiras sem casca

– coco ralado

– canetinha de confeitaria para marcar os olhos, ou um palito de dente e Nutella

 

Preparo

Se você prefere seguir receitas a risca, pode usar essa receita de Pop cake.

Esfarele sobras de bolo, vá acrescentando aos poucos colheradas de leite condensado, até formar uma massinha moldável. Faça bolinhas e passe-as no coco ralado. Cole com o leite condensado a amêndoa inteira, fazendo o rosto, e outras duas lâminas, para as orelhas. Desenhe o rostinho, e ta feito!

 

E pra acompanhar,  Barbatuques: