almoço, dia dos pais, doces, entradas, receitas, saladas, sobremesas, vegetarianas

A Cozinha da Alice – Barquinhos de endívia com mini arroz e sobremesa de mexerica

pais-4

Esse dia dos pais foi no quintal lá de casa. Tinham pais, avós, irmãos, filhos, sobrinhos, primos e sogros. Uma verdadeira bomba testosterônica. Sabe-se lá porquê, Marcel tava inspirado em churrasco e cerveja. Eu, que sou de outro planeta distante, fiquei com a entrada e a sobremesa. O Marcel fez as carnes, que provavelmente vão estar aqui no blog em breve.

Foi um dia daqueles que ficam guardados onde a saudade é doída do tempo passar tão depressa. Que fazem a gente querer mais domingos. São desses que a gente só faz sorrir quando lembra da piada, do tombo, dos gritos de primos pelados brincando de mangueira, com a meleca quase chegando no queixo (cuja foto tem que ficar só entre a gente). E cheio de lágrima porque pai é pai. E ponto.

 

pais-3

 

pais-1

 

A entrada foram essas fofas barquinhas. O mini arroz é uma daquelas lindas, inteligentes e deliciosas manias do Alex Atala. Se você não encontrar, pode usar arroz comum, ou até arriscar um outro grão de sua preferência.

Barquinhas de endívia e mini arroz com limão siciliano

 

Ingredientes (para 10 pessoas)

-300 g de endívias

-150 g de mini arroz

-1 limão siciliano

-200 g creme de leite

– 240 g tomate cereja

– sal e azeite

– broto pra enfeitar

 

Preparo
Separe as folhas de endívia com cuidado, lave-as e deixe secar. Cozinhe o arroz em água fervente e sal, deixe o ponto bem al dente, escorra bem. Adicione o suco e raspas do limão siciliano, o creme de leite, duas ou três colheres de azeite, o tomate cortado ao meio, e sal, se necessário. Recheie as endívias e coloque um pouco de broto por cima, com um fio de azeite. Pronto!

pais-2

A sobremesa foi uma delícia refrescante e saudável, inventada de última hora com as coisas que eu tinha na cozinha.

Iogurte de mexerica com farofa de avelã

Ingredientes (para 10 pessoas)

– 1 litro de iogurte ou coalhada natural

– 10 gomos de mexerica inteiros pra enfeitar

– aproximadamente 200 g de mexerica limpa e sem sementes

– 150 g de chocolate

– 150 g de avelãs

– 150g bolacha maisenaa

– açúcar, adoçante ou mel a gosto

Preparo

Pegue os 10 gomos mais bonitos da mexerica, coloque em um papel toalha pra secar. Derreta o chocolate, resfrie até 30 graus e mergulhe uma parte das mexericas. Se quiser pode polvilhar castanhas ou coco ralado por cima do chocolate. Coloque por em um filme plástico dentro da geladeira. Limpe o restante das mexericas, retire as sementes, bata com o iogurte no liquidificador, adoce a gosto. Eu coloquei aproximadamente 3 colheres de sopa de açúcar. Reserve. Toste as avelãs em uma frigideira, sem óleo nem nada, mexendo de vez em quando para dourar todos os lados. Triture-as com as bolachas em um processador, ou colocando-as dentro de um saco plástico e batendo com um rolo de macarrão ou martelo. Monte a sobremesa em um copo ou taça de vidro. A primeira camada é a farofa, o iogurte por cima, o gomo de mexerica com chocolate pra enfeitar.

Pra acompanhar a festa, The Party, de Regina Spektor, que dedico ao melhor pai do mundo, o meu! Porque você parece uma festa, deixa bagunça… mas é tão divertido.