caldos, inverno, sopas

Minha receita de Minestrone

Não esqueço de quando era moleque que meu pai sempre misturava feijão na macarronada na hora do almoço. Com cara meio de nojo (típica de pré-adolescente que odeia mesmo sem experimentar), falava pra ele que os nossos ancestrais italianos deviam estar se remexendo na tumba. Aí ele dizia:  “que nada, isso é minestrone”. Demorou muito pra eu descobrir o que era de fato, quanta perda de tempo…

A origem deste “sopão” italiano de legumes variados, quase sempre acrescidos de arroz ou macarrão, é milenar e não existe uma receita universal.
Ele é um daqueles típicos pratos da “cocina povera” onde os ingredientes variam de acordo com a disponibilidade, ou a falta deles. E daí podem nascer deliciosas combinações perfeitas para um jantar prático em um dia mais fresco.

Vi ótimas receitas na internet, mas quase sempre partem do zero, deixando o feijão de molho uma noite, cozinhando depois separado dos outros ingredientes, etc.
Pra mim o barato do minestrone é a pegada “soborô”: juntar tudo que está dando bobeira na geladeira e fazer um super caldo, uma versão molhada do mexido. Quem não tem um potinho de plástico cheio de feijão cozido no congelador que jogue a primeira pedra! 😉

O meu foi assim, o feijão e os legumes eram do almoço e já estavam cozidos, então o trabalho foi quase nenhum. Vamos lá:

Ingredientes:
– 300g de feijão cozido (com o caldo)
– 200 de macarrão (usei o espaguete, mas formatos pequenos são melhores na minha opinião)
– 300 g de legumes picados (usei vagem, batata doce, cenoura e couve flor)
– 2 dentes de alho
– 2 folhas de louro
– 1 lata de tomate pelado
– 1 ramo de manjericão fresco
– azeite e pimenta do reino a gosto
– sal a gosto
– parmesão para ralar
– opcionais que funcionam bem para quem não fica sem a carne: bacon ou calabresa.

.

Preparo:
Refogue os legumes e o alho picado em um fio de azeite, assim que eles ficarem com uma consistência al dente acrescente sal, o tomate pelado, o feijão cozido, as folhas de louro e a massa.
Misture e veja a consistência, se estiver muito denso acrescente um copo de água, já que a tendência do cozimento é engrossar o caldo ainda mais. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 a 15 minutos, tempo suficiente para a massa chegar ao ponto ideal.
Sirva finalizando com folhas de manjericão, um fio de azeite e um bom parmesão ralado. Buono appetito!

E para acompanhar vamos com este sonzinho reconfortante dos irmãos Angus e Julia Stone

www.saborsonoro.com.br