ao forno, baguete, pães, receitas

Minha receita de Baguete

Minha saga na busca do pão perfeito continua, mas como o melhor da viagem é o caminho, vou me divertindo com várias experiências, erros e acertos.
Quem se aventura na produção de pães não quer simplesmente “cozinhar”, este fenômeno de transformar água, farinha e fermento em alimento é mágica, respeito, paciência, técnica e principalmente prazer em compartilhar.

Disse no último post em que publiquei uma receita de pão sobre o meu receio de colocá-las por aqui, já que algumas pequenas mudanças nos ingredientes, equipamentos e processos podem trazer um resultado diferente.
Reforço o diferente porque pode ficar melhor, mais crocante, mais saboroso, e pode dar errado também. Mas não desanime, eu já errei muito e garanto que o prazer do acerto compensa. O pior que pode acontecer é você ter que fazer umas bruschettas, elas sempre melhoram um pão mais ou menos. 😉

Resgatei esse pão por dois motivos: o primeiro é que havia prometido para minha amiga e cozinheira de mão cheia Karol Ribeiro do Re-comendo essa receita e acabei não enviando pela correria. O segundo foi um comentário do Rodrigo no post de Receitas de Páscoa pedindo uma receita de pão para a Semana Santa. Atrasei mas aí está.

É bom avisar: o resultado aqui é diferente dos baguetes que compramos em padarias comuns, a casca é um pouco mais grossa e miolo mais firme. Algo mais próximo do pão italiano do que de um pão “francês”.

Se tiver alguma dúvida sobre termos da receita, neste post publiquei algumas informações adicionais.

Karol, Rodrigo e todos que gostam da idéia de ter aquele cheiro delicioso de pão assado por toda a casa, espero que se animem na aventura!

Baguete
Receita adaptada do Livro Panificação e Viennoiserie

Primeira etapa (polish)
Ingredientes:
– 300g farinha
– 250ml água
– 2g de fermento biológico seco instantâneo (ou 80g de levain)

Misturar todos os ingredientes até que fiquem bem incorporados.
Deixar fermentar por 10 a 12 horas em temperatura ambiente. Eu quase sempre faço esta parte a noite, antes de dormir.

Segunda etapa
Ingredientes:
– toda o polish
– 600g de farinha
– 250ml de água
– 5g de fermento biológico seco instantâneo
– 20g de sal
– 10g de açucar
– 20 ml de azeite

Manualmente ou em uma batedeira sove a massa até conseguir o “ponto de véu”. Cubra a massa com um pano de prato ou filme plástico e deixe fermentar por duas horas ou até dobrar de tamanho.

Agora com a massa já crescida, polvilhe um pouco de farinha em uma superfície lisa e limpa, divida sua massa em 4 ou 6 pedaços…

Você já brincou de massinha né? Então volte a ser criança e faça cobrinhas com suas massas. Veja o vídeo abaixo.
Deixe fermentar por mais uma hora, faça cortes transversais sobre a massa e leve ao forno preaquecido a 220º por 40 minutos ou até começar a dourar.
Uma dica: antes de colocar no forno, borrife um pouco de água sobre os pães, isso ajuda a deixar a casca mais crocante.

No som vamos de Tom e Vinícius. Essencial como água e pão.

www.saborsonoro.com.br