alice, bolos, doces, festas, receitas, vegetarianas, vegetariano

A cozinha da Alice # 28 Torta folhada de Nutella e maças

Esse é um mês cheio de aquarianos a quem quero todo o bem do mundo.
Foi aniversário da minha conhatita, aquela moça linda que aparece por aqui de vez em quando.
Quis fazer uma espécie de torta de massa folhada, com recheio de nuvem com arco-íris, cheiro de flores, amor cavalar galopante, trevo de quatro folhas e Nutella. Uma coisa bem do jeito que ela merece. Mas só achei a Nutella e a massa folhada. Então fiz assim:

Ingredientes
– 1 kg massa folhada
– 10 maças
– 1 pode grande (gigante se possível) de Nutella
– 500 ml de creme de leite fresco
– 2 colheres (sopa) de manteiga
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 1 pitada de 5 spices (uma mistura de canela, anis, cravo, pimenta do reino e funcho)

Preparo
Estique a massa folhada em uma superfície limpa forrada com papel filme, ou o próprio plástico em que ela vem enrolada. Usando um prato como molde, corte 4 círculos iguais. Um deles, corte tirinhas de mais ou menos um dedo de largura. Guarde 2 tirinhas horizontais e 2 verticais pra fazer as rosas. Com as outras tirinhas, posicione na forma anti aderente intercalando uma tira vertical e uma horizontal, até formar um círculo que tenha aproximadamente o mesmo tamanho que os outros. Para as rosas, eu usei essa ideia do pinterest, a foto é bem explicativa. Coloque as rosas por cima das tirinhas. Asse tudo em forno médio até dourar.
Corte o resto das maças em pedaços pequenos, coloque em uma panela grande com manteiga, açúcar e o 5 spices. Deixe em fogo baixo até dar uma leve amolecida e aumente o fogo no final para dourá-las. Deixe esfriar.
Bata o creme de leite fresco na batedeira até ficar em ponto de neve. Com a batedeira ligada no mínimo, vá acrescentando a Nutella. Experimente para conferir o açúcar. Eu não acrescentei e ficou um pouco sem doce. Se você gosta de doce bem doce, pode colar alguma colheres de açúcar na mistura.
Monte a torta com todos os ingredientes em temperatura ambiente. A primeira folha de massa folhada, 3 colheradas abundantes de creme com Nutella, 3 colheradas de maça, outra folha e por aí vai. Por último a folha de tirinhas com as rosas.

Também fizemos esse brownie, só que com amêndoas no lugar das nozes. Polvilhei açúcar de confeiteiro com uma peneirinha por cima de tudo antes de servir.

Quando eu penso na Carol me vem em mente um  milhão de coisas bonitas.
Ela tem sempre coisas boas pra dizer. Chega num lugar, conhece uma pessoa, e tem sempre um elogio na ponta da língua. Conhatita, quando eu crescer quero ser como você.
Então essa música vai especialmente pra ela, com muito, muito amor!

www.saborsonoro.com.br