vinho, vinhos

Vinho & Mesa :: Harmonizar é preciso

Foto: Thinkstock

Quando comecei a me aprofundar nas leituras sobre o vinho, elegi como um dos temas mais complexos a harmonização, a combinação entre os pratos e os vinhos mais adequados para acompanhá-los. E mesmo depois de quase sete anos escrevendo a respeito desse vasto mundo, o tema ainda está no topo da minha lista de dificuldades.

Ao receber o convite do Marcel Gussoni para colaborar com o blog Sabor Sonoro, fiquei duplamente feliz. Primeiro porque é uma honra participar de um dos mais respeitados blogs de gastronomia do país, que está na lista de meus preferidos desde sempre. Segundo porque é um desafio escrever sobre harmonização e ao aceitar o convite acabei me comprometendo a estudar cada vez mais sobre o tema, para que as colunas mensais sejam realmente úteis aos leitores.

Mas, você já parou pra pensar por que é tão difícil harmonizar vinho e comida? Ou quantas vezes não levou o vinho para a casa de um amigo porque ficou com receio de não dar certo?

Acredito que a principal explicação pra tudo isso se deve ao fato de que nós, brasileiros, ainda estamos engatinhando quando se trata da cultura do vinho. À exceção dos que moram em regiões produtoras de vinhos, como na Serra Gaúcha, a maioria de nós foi conhecer o vinho já na vida adulta e de forma pouco intensa.

Essa falta de costume nos leva a beber o vinho apenas como aperitivo e não como um elemento essencial para uma refeição perfeita. Os italianos, portugueses e franceses, povos com séculos de vivência no mundo do vinho, não pensam assim, porque têm o vinho como parte de sua cultura gastronômica.

Tudo isso causa outro problema que considero grave quando se fala nessa bebida, que é sua glamourização. Damos importância demais ao vinho, suas características aromáticas e gustativas, e de repente nos vemos procurando explicação para nossas sensações quando deveríamos apenas bebê-lo e aproveitar o prazer que ele nos proporciona. Deveríamos apenas aproveitar a companhia da família e dos amigos e nos pegamos girando a taça à procura de um aroma que parece estar tão próximo de ser descoberto.

Muitas pessoas que não se acham capazes de descreverem essas sensações acabam intimidadas à mesa e cada vez menos interessadas em conhecer o vinho, porque parece pertencer a um mundo inalcançável.

Então, essa colaboração mensal que estará aqui no Sabor Sonoro na 4ª quinta-feira de cada mês tem por objetivo dar dicas úteis na escolha do vinho para harmonizar com a comida ou escolher o prato a partir do vinho que você tem em casa. Essas dicas, na medida do possível e considerando a dificuldade dos temas, virão em linguagem simples, mas com alguma explicação para justifica-las, para que não fiquemos apenas no trivial “carne vermelha com vinho tinto” e “carne branca com vinho branco”, embora sejam regras importantes também.

Amanhã as primeiras dicas estarão aqui na coluna Vinho & Mesa, quando começaremos a falar de alguns critérios utilizados universalmente para que esse casamento entre vinho e comida seja perfeito.

Saúde a todos!

Gil Mesquita
Professor universitário em cursos jurídicos, enófilo apaixonado, mantém desde 2006 o blog Vinho para Todos (www.vinhoparatodos.com).

www.saborsonoro.com.br