alice, café da manhã, comida pra filhotes, lanches, mais receitas, receitas

A cozinha da Alice #24 – Biscoito de granola

Desde quando pensei pela primeira vez em ser mãe, a comida já estava misturada nas cenas do mundo fantástico de Alice na minha cabeça. Queria ser daquelas mães que fazem bolo e biscoito pra casa toda ficar com cheiro de lar, e quando eles chegassem em casa iam se lambrecar inteiros de cobertura de chocolate.
O que, graças a Deus, já acontece com frequência.

Outra coisa que sempre sonhei em fazer, mas pela idade dos meus pequenos ainda não foi possível, é levá-los para a cozinha. Claro que a parte do depois e da faxina,não faz parte do sonho. Mas até a guerra de farinha tá incluída. Sem querer fazer propaganda de sabão em pó… pra mim, criança feliz é criança toda sujinha!
Então vamos à pratica: essa é uma dica para fazer para seus filhos caso eles já tenham mais de 3 anos, convide-os para participar da festa! Eles podem ajudar a separar os ingredientes, amassar a massa e até mesmo inventar formatos para seus próprios biscoitos!
A receita é muito simples e veio da minha vizinha, que nas horas vagas também é ótima fazedora de macarrão! Eu só mudei a receita um pouquinho, coloquei menos açúcar e adicionei granola, que faz muito bem à saúde (e é praticamente impossível fazer com que eles comam de livre e espontânea vontade!).

Ingredientes

– 1/2 k de farinha de trigo
– 200 gr de açúcar (coloquei 180)
– 1 xícara (chá) de leite
– 2 colheres (sopa) bem cheias, de manteiga
– 1 colher (café) de sal
– 2 colheres (café) de bicarbonato
– 2 colheres (sopa) granola (opcional)

Preparo

Quem tem uma super batedeira pode colocar todos os ingredientes e em 2 minutinhos ela estará pronta. Se não, misture tudo com a mão até ficar uma massa macia e que não gruda nas mãos.
Abrir a massa bem fina, cortar com cortador no formato que desejar, ou em quadradinhos. Cobrir com  confetti e assar em tabuleiro untado. Forno pré-aquecido 180° por aproximadamente 20 minutos.
Se quiser, depois de frios, pode cobri-los com chocolate. Também fiz uns em forma de palitos e coloquei chocolate e bolinhas douradas. Enfim, é uma receita muito versátil, use sua criatividade, e a dos seus pequeninos!

Enquanto eu tirava as fotos (essas são minhas, não do Marcel, por isso a queda na qualidade da imagem), tive a visita de um querido que gentilmente veio pedir um pedaço de biscoito.

Para acompanhar, essa doçura de sabiá cantando com o papai. Luiz Salgado e Antônio Sabiá. Amigos com quem tive a honra de trabalhar, ilustrando o cd Navegantes.
www.saborsonoro.com.br