arroz, frutos do mar, peixes, polvo, receitas, salmão

Salmão com crosta de castanhas e arroz de polvo

Além de aprendiz de cozinheiro sou também compulsivo por livros de gastronomia. Compro tantos que a estante destinada a eles na cozinha já ficou pequena e acabo guardando os mais antigos em outro lugar.

E por isso de vez em quando redescubro alguns que ficam escondidos, voltei a usar o livro 70 chefs, do Atelier Gourmand. De lá também tirei inspiração pra este delicioso caldo.


Esta receita do salmão já repeti duas vezes e foi muito elogiada por quem provou. O da foto foi acompanhado de um arroz de polvo, na segunda experiência foi com um risoto de palmito com leite de coco e alho poró.
Sou suspeito porque tenho uma leve paixão por esse arroz, acho que ele sozinho já é uma excelente refeição. Se você não gosta de polvo, acredito que vai combinar também com um belo purê de batatas.
O peixe não precisa ser o salmão, se não gostar ou não encontrar use um peixe branco como badejo. Só recomendo que não seja um filé muito fino, pra manter a umidade e também deixar a apresentação melhor.

Arroz de polvo
(Serve 6 a 8 pessoas)
2 xícaras (chá) de arroz
1 kg de polvo limpo
1 garrafinha de leite de coco
300 ml de vinho branco seco
1 cebola
2 dentes de alho
coentro a gosto (opcional)
sal a gosto
azeite a gosto

Salmão
(para 6 pessoas) 
6 files de salmão (200 a 250g cada)
150g de castanha do pará
2 colheres (sopa) de folhas de manjericão
1 dente (pequeno) de alho
1 colher de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
sal a gosto
azeite a gosto

Preparo:

Arroz de polvo
Em uma panela de pressão, refogue a cebola e o alho picadinhos em azeite até dourar. Acrescente o polvo, misture e acrescente o sal e o vinho. Feche a panela e cozinhe na pressão por 20 minutos.
Retire o polvo da panela (reserve o caldo do cozimento). Pique em pedaços pequenos, reserve.

Prepare seu arroz branco seguindo a sua receita preferida, mas use o caldo do polvo no lugar da água.
Quando faltar 2 minutos para desligar o fogo, acrescente o polvo, o leite de coco e o coentro (se for usar). Misture e espere acabar de cozinhar, reserve.

Salmão
No processador, misture as castanhas, manjericão, alho, farinha, manteiga e uma pitada de sal. Cuidado para não triturar muito e virar uma pasta, o ideal é que as castanhas fiquem em pedaços pequenos. Reserve.
Tempere os filés de salmão com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. Cubra todos os filés com a mistura de castanha.
Leve ao forno preaquecido a 200º C por 20 minutos, se tiver a opção grill no seu forno melhor ainda, a crosta vai ficar dourada e linda!

Esse prato me lembra a praia que me lembrou Sublime, uma banda que escutei muito nos anos 90. Naquela época o vocalista já tinha partido dessa pra melhor. Procurando informações sobre eles acabei descobrir que a banda voltou a ativa com o nome de Sublime with Rome. Gostei do som novo!

www.saborsonoro.com.br