dia das mães, doces, promoções, pudim, receitas, sobremesas

Pudim de Laranja

Olá pessoal!
Como prometido, essa semana vamos publicar três receitas de mães da nossas leitoras.
Difícil escolher, afinal, todo mundo tem uma relação afetiva com as delícias que a mãe prepara, mas tentamos selecionar seguindo os critérios de simplicidade, orginalidade e gostosura.
A todos que enviaram, não vamos deixar de publicar nenhuma, outras receitas também serão publicadas ao longo do tempo, entraremos em contato para avisar, ok?

Esta receita foi enviada pela Cristiane, além de ter sido a primeira a chegar, ficamos muito curiosos para experimentar este pudim com laranja e que não leva leite condensado.
Também ficamos muito tocados com o seu depoimento:

“Quando vi esse concurso resolvi em inscrever para homenagear minha mãe, mesmo que ela não esteja aqui para ver. Minha mãe faleceu em 2010, 8 meses depois de eu me casar. Ela possuía mãos de ouro, tanto para cozinha quanto para acariciar. Não era de grandes riquezas materiais, não tinha luxo nem etiqueta para produzir mesas e pratos, mas tudo ficava gostoso. Dela herdei o gosto pela cozinha. Quando eu era criança, enquanto ela dormia à tarde, eu ia escondido para a cozinha para fazer bolo, ela tinha medo de me queimar e não deixava eu mexer no fogão, foi assim que iniciei na culinária. Lembro das marmitas que levava para o serviço. Uma amiga ficava louca com duas coisinhas simples: salada de tomate, pepino e azeitona e a salada de maionese com batata, ovo e tomate. Mas isso não é receita que mereça concorrer as prêmios, até porque não é receita. Várias são as receitas que ela fazia e me fazia babar: bolo de gelado de Nescau, torta de banana com creme de baunilha (o Edu Guedes até ensinou a receita na quinta feira), mas o pudim de laranja, me marca, porque nem sempre tínhamos dinheiro para comprar leite condensado (naquela época, 1980 era caro e só existia o Moça) e queríamos pudim. Vamos à receita?”


Vamos lá!

“Pudim quero um pouco mais” –  Receita de Amélia Mendes

Ingredientes
– 4 ovos
– 2 xícaras de açúcar (ele fica bem doce)
– 1 copo de suco de laranja
– 1/2 copo de leite
– 1 colher de (sopa) de maisena
Para a calda
– 2 xícaras de açúcar
– 1/2 xícara de água quente
Preparo
Primeiro a calda: na própria forma coloque o açúcar em fogo baixo e mexa até começar a dourar. Coloque a água quente e misture até dissolver. Reserve.
Agora, é só bater todos os ingredientes no liquidificador. Coloque sobre a calda e asse em banho maria por 1 hora no forno a 200º ou até ficar firme e dourado. Espere esfriar para levar à geladeira um pouquinho antes de desenformar.
O resultado é excelente, a textura é muito parecida com a de pudim de leite condensado e a laranja faz toda diferença. 
Cris, obrigado por ter enviado a receita. Seu livro logo estará aí 😉

Durante a semana, publicamos as outras duas receitas. Aguardem! 

www.saborsonoro.com.br