bebidas, chocolate, datas especiais, festas, páscoa, receitas, sobremesas

Chocolate quente no palito

Chocolate quente é uma delícia né? No palito fica divertido e vira uma ótima idéia pra presentear.
Mas antes de contar a receita vamos contar uma histórinha 🙂

 

chocolate quente no palito receita

 

 

Quando chega a Páscoa, tem um pensamento coletivo que paira no ar …. tem cheiro, gosto, cor e a alegria de chocolate! Para uma chocólatra assumida como eu, qualquer momento é bom pra se comemorar comendo um pedacinho. Um pecadinho liberado nesta época, mesmo pra quem está de dieta.

Assim como Natal não é só troca de presentes, a Pascoa não é só ovos de chocolate, isso todo mundo sabe. Mas como foi que isso tudo aconteceu? Qual a relação entre coelhos e ovos? E como foi que isso tudo virou um grande festival de chocolates? Começamos com a celebração da morte e ressureição de Cristo, passamos para um hábito na Europa antiga de se presentear com ovos pintados nesse período que anuncia o início da primavera.

Muitos desses povos adoravam Ostera, a deusa da Primavera (símbolo da fertilidade) representada com um ovo na mão, enquanto observa um coelho saltitante (quase uma Alice no País das Maravilhas). Algum tempo depois, acabaram por virar símbolos desta festividade cristã.

Séculos mais tarde, os franceses aprimoraram esses rituais (não me diga!), criando os ovos de chocolate. Hoje eles tem todas as cores, formatos, tamanhos e recheios possíveis e impossíveis. Quadrado, trufado, pintado de ouro ou não, não importa.

Difícil é ficar sem comer, isso sim, um sacrifício.

 

chocolate quente no palito receita

Essa receita é tão simples, que dá pra fazer hoje mesmo. E que tal presentar todo mundo?

 

Chocolate Quente no Palito

 

Ingredientes
– 500g de chocolate meio amargo
-150g de chocolate branco
– 30 palitos para pirulito
– 2 formas para fazer gelo

 

 

chocolate quente no palito receita

 

Preparo
Corte o chocolate branco em lascas bem finas, coloque em um recipiente de vidro e coloque no microondas por 1 minuto na potência média.
Misture até acabar de derreter e, se necessário, coloque no microondas por mais 30 segundos. Com uma colher pequena, espalhe fios de chocolate branco no fundo das formas, com desenhos irregulares.
Derreta da mesma forma metade do chocolate meio amargo e espalhe por cima do chocolate branco e leve à geladeira por 30 minutos.
Assim que estiver começando a endurecer, espete os palitos no centro de cada quadrado, derreta a outra metade do chocolate e despeje por cima de tudo. Volte a geladeira por mais 1 hora.
Aí é só esquentar o leitinho e mergulhar o chocolate. Uhnn..
Se for presentear, embrulhe individualmente em celofane ou tecido, ou coloque em pequenas caixas.

Se você gostou desta receita acho que pode gostar também deste Bolo de Chocolate com Nozes Caramelizadas

 

chocolate quente no palito receita

 

Dica fantástica do Marcel: acrescente café solúvel, canela, e faça um delicioso capuccino em palito.

Ah! Vocês devem ter percebido os selinhos aí nas fotos, agora eles vão aparecer sempre por aqui em formas e cores variadas. Vimos essa idéia em alguns blogs muito bacanas que seguimos e ficamos super inspirados. A Renata foi a responsável por desenhá-los, definir identidade, fontes….
Estamos apaixonados por eles! 🙂

E pra acompanhar… Tim Maia!

www.saborsonoro.com.br