alice, entradas, receitas, vegetarianas

Na cozinha da Alice #14 – Rösti de batatas ao azeite de alecrim

Adoro quando o Marcel e a trupe vem almoçar comigo. Antecipo, em pensamento, misturas mirabolantes, somadas à fotos que vi em livros de receitas, divididas pelos ingredientes que tenho na geladeira, subtraindo as generosas quantidades que vou beliscando enquanto espero eles chegarem. Gosto, principalmente, da mágica que ele apronta com a máquina fotográfica que nos faz parecer chefs de verdade…


Essa receita nasceu assim: uma parte é minha admiração pelo alecrim e a vontade de eternizá-lo pra usar a qualquer momento. A outra parte foi inspirada em fotos que vi nos livros A grande Cozinha – Cozinha Vegetariana, editora Abril e 200 receitas Vegetarias Criativas da Publifolha, que aliás, aos vegetarianos (ou não) são livros que recomendo profundamente.

O resultado ficou tão, tão gostoso!
Então lá vai…

Azeite de alecrim
Ingredientes
– 1 copo americano de folhas frescas de alecrim, sem os galhos
– 1 litro de azeite

Preparo
Bata os ingredientes no liquidificador e coloque em uma garrafa esterilizada. Pronto!
À medida em que vou usando no dia-a-dia, vou adicionando mais azeite à garrafa. Quanto mais o tempo passa, mais gostoso fica. Parece que vai durar a vida inteira e fantasio que é uma daquelas coisas estranhas que são passadas de geração pra geração. Acho que vou dividir em duas garrafas e deixar de herança para meus queridos gêmeos.

Rösti
Ingredientes
– 2 batatas médias
– 2 inhames médios
– sal
– fatias finas de abobrinha
– molho de tomate

Preparo
Rale as batatas e os inhames. Esprema com um pano de prato para sair o excesso de líquido. Tempere com sal. Em uma frigideira anti-aderente, aqueça o azeite de alecrim e doure as fatias de abobrinha. Reserve. Coloque mais azeite, aqueça e disponha porções da mistura de batata e inhame ralados de aproximadamente 6cm de diâmetro e 3cm de altura. Deixe fritar  por uns 5 minutos e vire-os para dourar o outro lado.  Para servir, despeje um pouco de molho de tomate, coloque o rösti no centro e por cima uma coroa de abobrinhas e um raminho de alecrim. Mamma mia, che bello!

Pra acompanhar, Elis e Tom!

www.saborsonoro.com.br