acontece, alice, contato, molhos, saladas, vegetarianas

Na cozinha da Alice #12 – Pesto picante de alface – Orgânico

Ando vendo uma infinidade de pessoas confusas em relação ao tal do orgânico.

A primeira vez em que ouvi falar foi em 2001, quando cheguei à Itália pela primeira vez. Prodotti Biologici. Chic assim, com direito a selos e embalagens elegantérrimas. Além de não saber exatamente o que significava, para mim aquilo tudo era uma festa- embora caro (acho que ainda é). A “moda” lá tomou proporções enormes. Hoje existem adeptos que não vivem mais em meios gastronomicamente tóxicos. Aos poucos, esse “universo orgânico” foi tomando conta do mundo.

Somos uma família de artistas plásticos e publicitários, mas, quando viajamos, imagine qual o lugar que a gente visita correndo? Sim, feiras livres e supermercados. Depois, museus. Em Paris e Londres  também percebemos uma massiva febre orgânica. Restaurantes, feiras e lojas específicas comercializam vinhos, azeites, geleias, biscoitos, massas…um paraíso culinário totalmente ecológico. Tudo muito lindo, muito caro, até pra eles. Me pergunte, que te falo mais sobre isso.

E no Brasil? Bom, aqui também a fila anda. Em muitas cidades já existe uma boa variedade em supermercados e  restaurantes exclusivamente orgânicos. Em Belo Horizonte, nossa capital mineira, me deleitei com a quantidade de opções disponíveis.

Procure saber mais sobre o que você come. Orgânicos são produzidos com consciência ecológica, sem agrotóxicos, respeitando o solo, a água , o ar, e trazem benefícios incríveis à saúde. Assim você poupa o agricultor em lidar com resíduos tóxicos e que permanecem no seu alimento mesmo depois de lavados e cozidos. Aliás, há uma infinidade de vantagens, algumas bem citadas no site Prefira Orgânicos, do ministério da Agricultura, com informações interessantes, e que explicam, inclusive, porque a gente paga mais caro  por alimentos que brotavam tão fácil no quintal da vovó!…
Outra questão: dá pra perceber se uma verdura é de fato ou não orgânica? Não. Existe um mito de que os sem agrotóxicos são menores e mais “feinhos”. Outro mito é achar que hidropônico é orgânico, ou que produtos de feira livre também são. Pode até haver. Por isso é importante conferir se trazem o selo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISOrg) , ou se o fornecedor é um agricultor cadastrado.
P.S
Descobri recentemente que, aqui em Uberlândia, uma cooperativa de Mandaleiros distribui cestas de orgânicos todas as segundas, por um precinho bem digestivo (testado e aprovado)! Pra quem mora aqui e quiser esse kit da natureza, entre em contato pelo email aquitemorganico@gmail.com
Com tanta alegria de poder comer sem agrotóxico, fiz um pesto super simples, light e rápido, que pode ser usado em massas, molho pra saladas e pães.
Ingredientes
– 1 maço de alface
– 1 dente de alho
– sal
– pimenta a gosto (usei dedo de moça e calabresa)
– meia xícara de azeite
– 1 colher de sopa de pinholes (ou castanha do pará)
– 1 fatia de pão de forma
Preparo
Lave e seque o alface. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar um creme homogêneo. Experimente e me conte o que você achou.
Pra mim, orgânico combina com isso aqui, ó: 

www.saborsonoro.com.br