doces, receitas, sobremesas, tortas

Uma torta para a Eloise

Hoje a receita é só um detalhe, quero mesmo é contar uma história.
Ter um blog dá um trabalho danado, é como um filho virtual, um tamagotchi: você tem que alimentá-lo sempre, ter disciplina para não descuidar da cria.
Ter um filho dá muito trabalho, mas quem tem sabe que a alegria que ele traz compensa tudo.
Muito tempo e esforço foram gastos neste blog nos últimos 3 anos, mas ele me devolveu muita coisa bacana: ganhei experiência com a cozinha (e com a internet), conheci novos ingredientes e sabores, foi minha válvula de escape para os dias de stress.
Agora o mais divertido é conhecer tanta gente por aqui, faço amigos e converso com pessoas que nunca teria acesso se não fosse o Sabor Sonoro.


Um desses “causos” foi o da Eloise, ela ganhou os lindos pinguins de cerâmica que minha irmã fez para o primeiro sorteio do blog. Na época ela morava na Holanda e fiquei pensando em como enviaria esses benditos pássaros para lá sem quebrá-los. Por sorte a Eloise passou uma temporada no Brasil e a viagem dos bichinhos foi bem mais curta.
De lá pra cá, fiz uma amiga que apesar não conhecer pessoalmente, parece que mora aqui na rua ao lado.
Então um dia ela manda um email dizendo que encontrou uma linha de produtos com o nome “Maitre Marcel”, e que iria me mandar algumas “amostras”.
Mesmo animado, não acreditei muito que ela teria essa disposição, imagina enviar isso do outro lado do mundo…
Bom, para resumir a história, eis que um dia chega aqui a “caixinha” da foto abaixo.

Mostarda, favas de baunilha, sal negro do Hawai, frutas desidratadas, chocolates… para falar só de alguns produtos. Metade do que veio precisei entrar no tradutor do Google para descobrir o que era..rs

Com certeza não teria a oportunidade de experimentar tão cedo tantas guloseimas, e também não conheceria tanta gente bacana se não fosse o blog.

Eloise, a forma de te agradecer o carinho foi fazer essa receita. E pode preparar o quartinho de visitas que qualquer hora apareço aí com a família inteira! rsrs

Esta torta é uma adaptação do Cheesecake Rápido, uma receita fácil porque não precisa de forno, mas nem por isso deixa de ser deliciosa.
Se você não encontrar este mix de frutinhas desidratadas não se preocupe, troque por uvas passas, figo seco ou damasco na mesma proporção.


Ingredientes
Base
– 100g de bolacha maisena
– 100g de amêndoas sem pele
– 75 g de manteiga amolecida

Recheio
– 300g de cream cheese
– 1 lata de creme de leite (sem o soro)
– suco de meio limão
– 1/2 xícara (cha) de açúcar refinado
– 1 colher (chá) de essência de baunilha
– 125g de frutas silvestres desidratadas (ou figo, damasco, uva passa, etc)
– 300g de morangos



Preparo:
Bata os biscoitos e as amêndoas em um processador até virar uma farinha fina, acrescente a manteiga e bata até formar uma massa. Coloque essa mistura no fundo de uma forma redonda de fundo removível. Pressione bem e tente deixar a borda um pouco mais alta.
Com uma batedeira ou um fuet, bata o cream cheese, o creme de leite, o açúcar, a essência de baunilha e o limão até a mistura ficar cremosa.
Espalhe a mistura sobre a base de bolacha e amêndoas, alise com uma espátula. Deixe na geladeira por 3 horas ou de um dia para o outro.
Na hora de servir espalhe os morangos fatiados e desenforme a torta.

No som, uma música do Queen para os meus novos, velhos e futuros amigos. 🙂

www.saborsonoro.com.br