legumes, receitas, saladas, vegetarianas, viagens

Curitiba + grandes amigos + boa comida = uma bela viagem

Dias atrás finalmente conseguimos visitar a Berenice e o Adelchi em Curitiba. Depois de muito tempo de promessas e alguns “logo a gente vai”, aportamos de mala e cuia.
Os dois são os pais de grandes amigos, o Fernando e a Ana, que logo viraram grandes amigos e meio pai e mãe também. 🙂

Eles moram em uma casa deliciosa nos arredores de Curitiba, mas parece mesmo que você está em outro país, com aquela paisagem linda e uma neblina densa durante toda manhã.

A verdade é que não interessa onde nos encontramos, tenho uma alegria enorme de estar com esta família e a honra de tê-los como grandes amigos.

Então aproveito este espaço para agradecer a famíla Bellese de Cesaro pelo final de semana maravilhoso, um dia aprendo a receber os amigos tão bem quanto vocês recebem! 🙂

Como se não bastasse, a turma toda é fã da cozinha. Então passamos os dias em volta da mesa, regada de boa conversa, garrafas de vinho e pratos deliciosos.
A Berenice me passou algumas receitas, que divido com vocês aqui e no próximo post.

Salada de folhas e queijo de búfala com molho de iogurte
Essa salada da vontade de comer só de olhar: o contraste de cores, sabores e texturas é lindo e o molho faz toda diferença!

Faça uma boa seleção de folhas de diferentes cores e formatos, de acordo com a época e com a disponibilidade. Depois de higienizadas, coloque-as em uma saladeira. Acrescente rodelas de carambola e bolinhas de mussarela de búfala. Também é gostoso acrescentar ervas frescas disponíveis, como alfavaca, manjericão ou hortelã.

Para acompanhar a salada, sugiro este molho “magro” à base de iogurte:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até formar um creme com consistência agradável para cobrir as folhas:

Ingredientes: 
– 1 cebola pequena
– 1 alho bem pequeno ou meio alho
– 1 copo de iogurte
– 1 colher de sopa de maionese light
– 1 maço de cebolinha e salsinha
– Azeite, sal e pimenta, a gosto.

Sirva em uma molheira ao lado da salada

Salada de fava, vagem e ervilha torta
Adoro estes ingredientes e acho esta salada uma ótima alternativa para o inverno. Combine com uma carne grelhada e tenha uma refeição completa e deliciosa!

Ingredientes:
– 200g de ervilha torta
– 200g de fava
– 200g de vagem
– azeite a gosto
– cebolinha a gosto
– tomilho a gosto
– salsinha a gosto
– pimenta do reino a gosto
– suco de 1 limão

Preparo:
Em água fervente, deixe as favas até que estejam cozidas, mas firmes.
Enquanto prepara as favas, cozinhe separadamente no vapor a vagem e a ervilha torta, deixando-as também al dente. Junte tudo e tempere com sal e pimenta do reino moídos na hora, com azeite, limão, tomilho, salsinha e cebolinha à vontade. Deixe descansar por uma hora, pelo menos, antes de servi-la.


Como sempre que ouço Chico lembro deles, então vamos acompanhar com O Meu Amor

www.saborsonoro.com.br