carnes, harmonizando, legumes, receitas

Bisteca e legumes grelhados

O frio chega e fico com uma preguiça danada de comer saladas frias, mas como gosto de legumes e verduras acabo levando tudo na “chapa” para esquentar as coisas.
Esse prato é bem simples de fazer, você pode substituir a bisteca por filé mignon ou frango, também pode optar por outros legumes e até completar com o tradicional arroz branco.

Ingredientes: 
(para 2 pessoas) 
– 2 bistecas suínas
– 10 vagens
– 2 colheres (sopa) bem cheias de azeitonas pretas fatiadas
– 10 tomates cerejas
– 1/2 cebola
– 1 dente de alho
– 100g de feijão branco cozido
– sal a gosto
– azeite a gosto
– 1/2 pacotinho de caldo Sazon (usei o de bacon com toque de cebola)



Preparo:
Deixe o feijão branco de molho na véspera (vou confessar que só deixei uma hora, mas não é o ideal..rs)
Na hora do preparo, refogue na panela de pressão 1/2 cebola e um dente de alho picado, acrescente o feijão e uma pitada de sal, cubra com água fervente, tampe a panela e cozinhe até que esteja macio, por 15 a 20 minutos na pressão. Descarte o caldo e passe o feijão pela água fria para interromper o cozimento. Escorra e reserve.
Cozinhe por 5 minutos as vagens em água fervente e uma pitada de sal. Passe também pela água fria, escorra e reserve.

Tempere as bistecas com sal e o Sazon. Em uma frigideira bem quente com um fio de azeite grelhe a carne. Quando chegar ao ponto tire as bistecas e aproveite a mesma frigideira e para grelhar também todos legumes por 2 minutos. Aí é só servir!

Harmonizando Cervejas:
Por Rafael Aquino 

 “A gordura da carne de porco pede uma cerveja um pouco mais forte, encorpada, ou até mesmo mais amarga. Este tipo de cerveja, por incrível que pareça, não irá apagar o prato, a idéia é que valorize os sabores da bisteca pedindo uma nova dentada.
Cervejas que harmonizam bem são do estilo Dry Stout como por exemplo a Guiness, ou as Porter como a Colorado Demosielle, que têm maltes tostados que vão contribuir para o equilíbrio do prato.
Há também uma opção que me agrada muito e que tenho certeza que vai ser um ótimo casamento: as cervejas do estilo Rauchbier que tem como representante mais acessível a Eisenbahn Rauchbier. Este delicioso estilo é elaborado com maltes defumados chegando a vezes até serem chamadas de “cervejas de toucinho”. Esta sem duvida será uma harmonização interessante.”



Passeando pelo no meu playlist, achei o Seal, um cara que acho muito bacana e que estava esquecido no meio de tantas músicas. 🙂

www.saborsonoro.com.br