peixes, receitas, saladas, verão

Tilápia com vinagrete de frutas e arroz negro

Quando convido alguém para comer o que vou preparar, sempre faço duas perguntas: se existe restrição a algum ingrediente (alergia, trauma ou frescura mesmo..rsrs) e se gosta de misturas agridoces ou frutas na comida. Sobre as frutas e o “doce no sal”, gosto tanto que se não me controlar faço todas os pratos assim. 🙂


Então quando vi uma receita de vinagrete de frutas no livro Comidinhas, quis testar na hora. É muito fácil de fazer e fiquei surpreso com o resultado.
Outra vantagem é que você pode variar bastante, na receita original sugeria mamão e morango. Aqui usei manga, laranja e maça. Você pode substituir também o hortelã por manjericão, coentro, salsinha…

Sobre o arroz negro, como foi minha primeira tentativa, vale uma observação:
o grão é bem mais duro que o normal, e depois de 20 minutos de fogo ele ainda estava duro. Na preguiça de esperar mais levei para panela de pressão por uns 15 minutos, aí chegou no ponto. Então recomendo você experimentar o tempo. Mas penso que uns 30-40 minutos em panela comum pode ser o suficiente.

Ingredientes:
(3 a 4 pessoas) 
Peixe
– 4 filés grandes de tilápia
– sal a gosto
– shoyo a gosto

Arroz negro
– 200g de arroz negro
– 200ml de vinho branco seco
– 1 potinho de caldo de legumes
– 1/2 cebola
– 1 dente de alho
– azeite para refogar

Vinegrete de frutas
– 1 manga pequena descascada
– 2  laranjas descascadas
– 1 maça verde
– hortelã fresca
– 1 cebola roxa pequena
– suco de 2 limões
– pimenta do reino moída na hora
– azeite a gosto

 
Preparo
Tempere os filés com shoyo e sal, reserve.

Para o arroz, ferva 1 litro de água e coloque o potinho de caldo de legumes.
Em outra panela, refogue rapidamente a cebola e alho picados em azeite. Acrescente o arroz, misture e acrescente o vinho branco. Mexa até secar um pouco, acrescente metade do caldo de legumes e tampe. Deixe o arroz refogar por uns 30 a 40 minutos. Mas vá mexendo e acrescentando o caldo, quando necessário.

Prepare o vinagrete: pique em cubinhos a manga, a laranja e a maça verde. Fatie o mais fino que puder a cebola roxa, acrescente as folhas de hortelã, a pimenta do reino, o suco de limão e o azeite. Misture e resesrve. Coloque o sal só na hora de servir, para não juntar muita água.

Regue com um pouco de azeite uma frigideira antiaderente, grelhe os filés rapidamente.
Agora é só montar o prato e servir. Bom apetite!

E no som, uma bela dica da minha tia Regia: Tulipa Ruiz.

www.saborsonoro.com.br