entradas, peixes, pequenas porções, receitas

Comidinhas sim, com todo respeito.

Quando vi o livro Comidinhas na livraria, não pensei duas vezes e comprei. Além de belas fotos, o livro dá ótimas idéias e combinações para pequenas porções, tipo de apresentação que me agrada cada vez mais, tanto pra fazer quanto pra comer. 😉

Essas receitas não são do livro, mas servem de exemplo para você arriscar suas próprias combinações em casa e preparar pequenas (e saborosas) porções. Funcionam bem como entradas para um almoço, como aperitivos ou até como um “menu degustação” caso você queira fazer um jantar diferente. Arrisque!

A primeira foto é uma simples salada de folhas com ricota e geléia que a Carol preparou, mas a apresentação na xícara fez toda a diferença.

Esta entrada de haddock defumado e tomate sweet grape fiz em casa para receber um casal de amigos. Temperei com um pouco de azeite, um pouco de suco de limão siciliano e uma pitada de sal. Decorei com uma fatia de limão siciliano e flor de manjericão.
Mas se a mistura parece meio sofisticada, experimente fatias de um bom presunto com cubinhos de melão ou figo, decorados com folhas de manjericão ou salsinha.

Este prato minha irmã preparou na nossa viagem de férias: levou ao forno fundos de alcachofra cheios de queijo Gruyère e cubinhos de tomate, junto com aspargos cortados em tiras. Depois de dourar sirva em pequenos pratos ou cumbucas, regue com um pouco de azeite e decore com folhas de manjericão. Outra idéia que me agrada é de rechear o shitake com gorgonzola e apresentar da mesma forma.

Para acompanhar os pequenos pratos, uma grande pequena mulher: Elis Regina. 🙂

www.saborsonoro.com.br