aves, clássicos, receitas

Frango Caipira do Fabiano

Não tem programa melhor do que juntar os amigos na cozinha, melhor ainda quando você é convidado pelo Fabiano e Letícia, com presença de Kris Nardini – do Cozinhando para Relaxar –  e o Romulo.
O Fabiano e Kris são de uma família que cresceu perto dos fogões e que cozinha comida de verdade: bem feita, bem temperada, sem frescura e muito saborosa.

Esse encontro foi acompanhado de vinho bom, muita conversa, aperitivos e os deliciosos Arancinis da Kris (que tratei de levar pra casa o que sobrou..rsrs) e pra fechar com chave de ouro, um frango caipira de verdade, receita antiga da família Nardini, que tenho a honra de publicar aqui.

Ingredientes:
– 1 frango caipira cortado nas juntas
– 80 ml de óleo
– 1 colher de tempero completo
– 2 cebolas grandes ou 3 médias, bem picadas
– água fervente suficiente
– pimenta ardida (bode) a gosto
– cheiro verde a gosto

Preparo:
Aqueça bem uma panela de ferro e acrescente o óleo e o frango.
Frite o frango, mexendo com cuidado, até ele ficar bem corado. Acrescente o tempero e as pimentas picadas e frite mais alguns minutos. Acrescente as cebolas e deixe elas ficarem bem douradas, com cor de caramelo.
Acrescente água fervente até cobrir o frango e deixe cozinhar com a panela semi tampada até ele ficar macio. Se necessário, vá acrescentando água fervente aos poucos.
Assim que o frango estiver macio, mas sem se desprender dos ossos, acrescente cheiro verde picado e pimentas bode inteiras e sirva com arroz branco e Guariroba.

Tudo bem, frango caipira combina com música caipira, mas como todos envolvidos gostam de Rock vou sugerir uma banda que faz parte da nossa história, e que combina com qualquer coisa: Led Zeppelin.

www.saborsonoro.com.br