eventos, uberlandia

Comida di Buteco em Uberlândia

No post de domingo comentei sobre o crescimento do interesse pela gastronomia em Uberlândia. Mais uma prova disso é o retorno do Festival Comida di Buteco, que volta à cidade depois das edições de 2006 e 2007.

O concurso gastronômico acontece entre botecos com o objetivo de escolher o melhor tira-gosto da cidade. “A missão do projeto é resgatar a culinária de raiz, presente nos pequenos estabelecimentos familiares da cidade”, explica Flávia Rocha, sócia da Free Produções, que detém a marca Comida Di Buteco.
Em 2009, o evento completou 10 anos de sucesso absoluto e crescente em Belo Horizonte e, desde 2008, está presente no Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador.

Além de ser realizado em grandes capitais do País, neste ano, o Comida Di Buteco acontece (além de Uberlândia) em Montes Claros, Ipatinga e Poços de Caldas de 5 a 21 de Março, em 15 botecos em cada cidade, e pela primeira vez em cidades do interior de SP (Campinas, Ribeirão Preto e S. J. Rio Preto), sendo Campinas em março e Ribeirão Preto e São José do Rio Preto em Junho.

Como funciona
A dinâmica do evento consiste em incentivar a visita do público aos botecos participantes do concurso. Os botecos são selecionados previamente por Eduardo Maya, gastrônomo e um dos criadores do evento. Cada boteco participa espontaneamente do concurso, escolhendo o tira-gosto com o qual concorrerá ao prêmio de melhor da cidade. Os tira-gostos concorrentes não podem se repetir, nem entre os botecos e nem em cada boteco ano a ano, nos 10 anos subseqüentes.
Então, durante 17 dias, o público e um júri especializado percorrerão os bares avaliando e votando, de zero a dez, o tira-gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida. O peso do júri e do público é de 50% cada.
Após o término do concurso, acontece a “Saideira”, festa de premiação para anunciar os vencedores. Nesta festa, que pode ocorrer com formato de ingressos vendidos ao público, é possível degustar os tira-gostos concorrentes e ouvir música de qualidade, além de conhecer os vencedores do Comida Di Buteco, anunciados pela VOX POPULI.

Logo publico mais novidades sobre o Comida di Buteco Uberlândia. Vamos acompanhar bem de perto esse grande evento aqui no blog. Vou fazer um grande esforço para conhecer todos os pratos concorrentes. 😉

www.saborsonoro.com.br