eu que fiz, massas, receitas

"Caracol" recheado

 

Quando vejo um formato de macarrão diferente, fico feliz porque penso que vou ter sempre uma desculpa pra fazer um outro prato, e experimentar um novo “design”de massa. 🙂

Comprei essa no Empório Santa Therezinha do Shopping D. Pedro, em Campinas. O nome Lumaconi Giganti tem uma tradução literal nada sugestiva, mas é como se fosse um “caracol gigante”. O importante das massas que serão recheadas é que sejam firmes, já que você precisa cozinhá-las antes de rechear, se a massa for mole ou muito cozida, vai desmanchar com o manuseio.

Sobre o recheio, o ideal é que ele não derreta no momento de assar, queijos muito moles por exemplo, não vão parar dentro da massa, por isso uso sempre a ricota como base, mas fique a vontade para experimentar outras combinações.

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

– 500g de macarrão para rechear (Conchiglione e similares)
– 600 ml de molho de tomate
– 200g de linguiça calabresa
– 300g de linguiça de pernil
– 300g de ricota
– 1 cebola grande
– Queijo Parmesão (para cobrir)
– Sal e azeite a gosto

Preparo:

Pique as linguiças e a cebola em pedaços bem pequenos. Refogue em uma frigideira com um pouco de azeite por 10 minutos. Desligue o fogo, esmague a ricota com o garfo e misture tudo.

Cozinhe a massa em água quente, mas tire um pouco antes de chegar ao ponto ideal (ela tem que estar cozida mas firme para receber o recheio e voltar para o forno).

Recheie a massa com a mistura, arrume em uma forma e cubra com o molho de tomate e leve ao forno preaquecido a 180º. Ela deve ficar pronta em 20 minutos. Mas fique de olho, quando começar a borbulhar ou gratinar já pode servir.

Minha dica é usar bastante molho, porque a massa ainda vai absorver muita água no forno. A minha ficou um pouco seca, mas a turma aprovou, ficou bem saborosa! Ah, umas folhas de manjericão também vão bem.


Pra acompanhar, ouça O Mundo com Pedro Luiz e Ney Matogrosso. Música do disco Vagabundo, que é bom do começo ao fim!

www.saborsonoro.com.br