eventos, massas, receitas, vegetarianas

Serpentini ao gorgonzola, nozes e figo: Desafio do Programa Carona

Recebi um convite irrecusável da minha amiga Cecília: participar junto com a Dani do Cozinha Travessa e da Karol do Re-Comendo de um desafio culinário para o Carona, programa que ela apresenta e que passa todo o Sábado na TV Integração (Globo).  A “encomenda” foi preparar uma massa vegetariana, já que a Cecília não come carne.

Desafio marcado, prato escolhido e local definido: o recém inaugurado restaurante Oliva, no tradicional Hotel Presidente, aqui em Uberlândia.

Além da cozinha com excelente estrutura, tivemos a super consultoria do Chef Marco Soares, que nos ajudou tanto com dicas no preparo quanto na apresentação dos nossos pratos.

Ingredientes: (4 pessoas)

– 300g de serpentini (ou outra massa curta)
– 300ml de creme de leite fresco
– 100g de nozes
– 150g de figos secos (use metade da medida caso prefira um resultado menos adocicado)
– 150g de gorgonzola
– Azeite a gosto
– 2 colheres (sopa) de mel (use metade da medida caso prefira um resultado menos adocicado)

Preparo:

Cozinhe o macarrão em água fervente até ficar al dente, escorra e reserve.
Em uma frigideira coloque o gorgonzola, assim que estiver bem derretido comece a acrescentar aos poucos o creme de leite, continue mexendo até que a mistura vire um creme homogêneo, reserve.

Em outra frigideira, coloque um fio de azeite, o figo e as nozes bem picadas e grelhe, assim que a mistura começar a soltar um aroma delicioso, acrescente o mel e flambe com um pouco de licor de amêndoas.

Volte a frigideira com o creme de gorgonzola para o fogo, acrescente ao creme o macarrão e a mistura de nozes e figo. Misture bem e sirva.

Vou manter a dica que dei no programa, então vamos de Dave Matthews, aqui fazendo um lindo duo com o Tim Reynolds
www.saborsonoro.com.br